Alimentos / Letra S
Outros nomes: ameixa-de-madagascar, ameixa-de-cametá, cereja-de-cametá, ameixa-do-governador e lustrosa. Outros nomes: bacupari, mangostão-amarelo, bacoparé, bacupari-miúdo e limãozinho.
Espécie da Caatinga Intitulado por Euclides da Cunha como a “árvore sagrada do sertão”, o umbuzeiro é também conhecido como imbuzeiro (nome cientifico: Spondias tuberosa). O seu fruto é o umbu ou imbu.
Assim como a maioria das frutas típicas brasileiras, o umbu se destaca por ter um alto teor de vitaminas e antioxidantes. As vitaminas A e C, em especial, ajudam a fortalecer o sistema de defesa do corpo e também apresentam ação antioxidante (combatem a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce).
Ajuda na perda de peso. Graças às vitaminas que a compõem, especialmente a C, que fortalece e acelera o metabolismo, bem como suas fibras, o umbu é grande aliado do emagrecimento. Sendo assim, promove um metabolismo mais rápido, bem como um intestino mais saudável e funcionando melhor.
Azedinho e nutritivo: conheça três benefícios ao consumir a fruta umbu na alimentação
Assim como aquelas que sofrem de patologias como o refluxo gastro-esofágico, em que o ácido dos alimentos volta à boca, ou bulimia, em que a pessoa provoca o vômito. Segundo a especialista, bebidas com pH abaixo de 4 têm potencial para levar à erosão dental. Na pesquisa, a fruta com menor pH foi o umbu, com 2,5.
20 anos