O sustenido e o bemol são as notas acidentais de uma escala, ou seja, ficam entre as notas naturais, representando a menor distância na música ocidental. A teoria musical é a base para a simplificação do trabalho do músico.
Em música, o sustenido é um acidente que, tendo seu sinal de notação (♯) colocado à esquerda da nota, indica que a altura desta nota deve ser elevada em um semitom. ... Exemplo: uma música em Lá maior tem três sustenidos na armadura (Dó, Fá e Sol).
Já vimos que as notas naturais dó, ré, mi, fá, sol, lá e si são chamadas assim (naturais) porque não possuem acidentes, ou seja, não estão marcadas com sustenidos nem bemóis. O simbolo # chama-se sustenido, ele serve para aumentar um semitom (1 casa) a nota natural.
A função do sustenido é elevar uma nota em meio tom (mais uma vez, veja a aula de “tom e semitom”. ... E enquanto os sustenidos aumentam uma nota em meio tom (semitom) o bemol faz o contrário, ele baixa uma nota em meio tom. O símbolo do bemol é um pequeno 'b” depois de uma nota, por exemplo: Eb.
Acidentes duplos Eleva a altura da nota que se segue em um tom (dois semitons) em relação à sua altura natural.
Si sustenido é enarmônico de dó, notas diferentes com uma mesma altura. A escala de dó sustenido maior não poderia ser dó sustenido, ré sustenido, fá natural, fá sustenido, sol sustenido, lá sustenido, dó natural.