EQST

Qual A Diferença De Radiografia Periapical E Interproximal?

Qual a diferença de radiografia periapical e interproximal? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Qual a diferença de radiografia periapical e interproximal?

Radiografia bite wing ou Raio X interproximal - É um exame idêntico à radiografia periapical, contudo, ainda mais restrito. Neste exame pretende-se visualizar apenas as coroas de alguns dentes superiores e inferiores na mesma imagem.

Como fazer a radiografia interproximal?

Para conseguir a radiografia interproximal, o profissional de Radiologia posiciona o aparelho para que o feixe de raio-X atinja as faces proximais perpendicularmente e paralelamente ao plano oclusal. A angulação horizontal é orientada paralelamente às faces proximais dos dentes que se deseja radiografar.

O que é radiografia periapical interproximal?

Radiografia periapical - O RX periapical é outro tipo de radiografia intraoral no qual é possível visualizar a anatomia dos dentes. Neste exame é possível visualizar o dente desde a coroa até ao término da raiz, bem como as estruturas anatómicas circundantes.

O que podemos avaliar na radiografia interproximal?

A radiografia interproximal, ou RX bite wing, é indicado no diagnóstico e avaliação de determinadas situações, nomeadamente:
  • Diagnóstico de cárie interproximal (cárie entre os dentes);
  • Avaliação da crista óssea entre os dentes;
  • Avaliação do estado de certos tratamentos dentários (restaurações por exemplo);
  • Etc.

O que é uma imagem Radiolucida?

Radiolúcidas: são imagens de estruturas que absorvem pouco os raios X. ... A classificação de uma imagem em radiolúcida ou radiopaca se faz através da comparação com a densidade de áreas próximas que servirão de fundo para a imagem.

Em quais jogos de dentes da arcada dentária permanente podemos realizar o exame interproximal?

A radiografia interproximal ou RX bite wing é um exame usado em medicina dentária e que serve essencialmente para observar as coroas dos dentes superiores e inferiores numa só imagem. Normalmente, essa imagem consegue abranger a coroa completa de 2 a 3 dentes de cada maxilar.