A concentração de infra-estrutura, mercado consumidor e mão de obra qualificada tornaram a Região Sudeste pioneira na industrialização do país. Entre 1930 e 1955, as indústrias produziram tanto bens de consumo duráveis - como automóveis - quanto bens de consumo não duráveis - desde calçados e roupas até alimentos.
A industrialização no Brasil pode ser dividida em quatro períodos principais: o primeiro período, de 1785 a 1808, chamado de "Proibição"; o segundo período, de 1808 a 1930, chamado de "Implantação"; o terceiro período, de 1930 a 1956, conhecido como fase da Revolução Industrial Brasileira; e o quarto período, após 1956 ...
As fases da revolução industrial compreendem os diversos momentos desde o início do avanço do processo industrial, que começou na Inglaterra no século XVIII. Está dividida em três fases: Primeira Revolução Industrial, Segunda Revolução Industrial e Terceira Revolução Industrial.
O início da industrialização no Brasil ocorreu graças à produção cafeeira e aos capitais derivados dela. ... Quando se fala em industrialização do Brasil é bom ressaltar que tal processo não ocorreu em nível nacional, uma vez que a primeira região a se desenvolver industrialmente foi a Região Sudeste.
A industrialização brasileira nesse período estava vinculada à produção cafeeira e aos capitais derivados dela. Entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, o café exerceu uma grande importância para a economia do país, até porque era praticamente o único produto brasileiro de exportação.
A industrialização tem vantagens e desvantagens. As vantagens são: maior produção em empresas, aumento das tecnologias, e grandes lucros. Desvantagens: produção do meio ambiente, diminuição dos empregos, trocas de trabalho manual pelas máquinas.
Resposta: VANTAGENS: Grandes lucros, evolução na tecnologia, grandes oportunidades nas empresas. Desvantagens: Desmatamento, troca de trabalho manual com máquinas que gera o desemprego, e poluição.
Dentre os efeitos negativos da industrialização, podemos citar os impactos gerados sobre o meio ambiente, haja vista que, a depender do tipo de fábrica e das infraestruturas para ela oferecidas, são gerados mais poluentes na atmosfera e também nos solos e cursos d'água.
Deste modo, dentre essas consequências, podemos elencar alguns fatores prejudiciais, como por exemplo: O alto número de mortos e feridos; A destruição de diversas cidades; Prejuízos econômicos, como dívidas em armamentos e reconstrução dos estados atingidos, entre outras mazelas.
Resposta. Resposta: Aumentou o êxodo rural, criando uma alta concentração populacional nas grandes cidades. Esse fato gerou problemas sociais (falta de moradia, aumento da violência, etc.);
As conseqüências negativas da ocorrência dos processos naturais são ocasionadas pela inadequada interação do Homem com o ambiente natural, pois como Suguio (1999) afirma "o Homem constitui a razão da existência do risco, já que os fenômenos naturais constituem eventos normais e freqüentemente previsíveis".
Resposta. Resposta: desemprego, crises mundiais, especulação financeira, problemas cambiais. - Um dos principais aspectos negativos da globalização é a forte contaminação de vários países em caso de crise econômica em um país ou bloco econômico de grande importância.
Além de prejudicar a respiração, seja dos seres humanos, seja das plantas e outras formas de vida, a poluição do ar pode causar doenças crônicas, a exemplo da asma e do câncer de pulmão.
Este processo de industrialização tardia, fez com que o nosso setor industrial fosse menos desenvolvido predominando em maioria apenas indústrias de base, causando um atraso tecnológico em relação aos países industrializados cedo, como consequência disso podemos observar o fato que a maioria dos nossos produtos ...
As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o exodo rural e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva e ...
Resposta: A industrialização alterou de forma drástica o espaço geográfico. ... A industrialização produz, no campo, o desemprego, devido à chegada das máquinas. E, ao mesmo tempo, produz novos empregos na cidade. O resultado disso foi o intenso processo de Êxodo Rural, isto é, saída das pessoas do campo para a cidade.
Privatização do ensino, desigualdade social e o abismo entre escolas públicas e particulares foram algumas das consequências dos 21 anos de regime militar no Brasil.
Os maiores problemas causados pelo processo de industrialização são os impactos ambientais negativos, pois dependendo do tipo de fábrica eles podem tanto poluir a atmosfera quanto o solo ou rios/mares.