Referem-se a ações que iniciam e terminam no próprio sujeito, não transitando para um objeto.
* Os verbos estar, permanecer, ficar e continuar poderão se classificar como intransitivos quando indicarem a posição do sujeito num dado lugar. Os alunos permaneceram no pátio. Os professores estão na secretaria. * Muitas vezes, alguns verbos intransitivos ou transitivos podem exercer a função de verbo de ligação.
II. Nos seis primeiros versos, predominam os verbos intransitivos, o que faz com que tenhamos a ideia de algo dinâmico, uma sequência de ações que transcorrem instantaneamente.
Gramática. Com relação à predicação, os verbos podem ser classificados em transitivos diretos, indiretos, diretos e indiretos, intransitivos e de ligação.
A gramática tradicional conceitua verbo intransitivo como aquele que tem sentido completo, não precisando de complemento ou termos acessórios. Leia a frase a seguir: Fui atrás da felicidade e voltei com uma panela de brigadeiro. a) como se classificam os verbos ir e voltar nessa frase?
Resposta: O verbo "precisar" é transitivo indireto (quem precisa, precisa de alguma coisa) e o verbo "alugar" é transitivo direto (Vou alugar um filme, irei alugar um carro).
Resposta. Mandar é um verbo transitivo direto,pois exige complemento sem preposição para fazer sentido.
Verbo transitivo direto (VTD) - Verbo que não tem sentido completo e precisa de um complemento, geralmente introduzido sem preposição, que conclua o quê ou quem.
Resposta: É um verbo transitivo direto. Explicação: Um verbo que tem um objeto direto como complemento.
Gramática. A transitividade verbal é a relação estabelecida entre o verbo e outros termos da oração, caracterizando-o como transitivo direto, transitivo indireto ou bitransitivo. ... O sentido do verbo viajaram, por exemplo, não necessita de nenhum outro complemento, pois está contido no próprio verbo.
A transitividade verbal indica a relação entre os verbos transitivos e os seus complementos. Isso porque, sozinho, o verbo transitivo não tem sentido completo, o que significa que ele tem que transitar para um elemento que o complete. Exemplos: Entregaram a encomenda.
Transitivo indireto - transitivo indireto Tanto o verbo "pensem" quanto o verbo "esqueçam" são transitivos indiretos, porque exigem complemento preposicionado, ou seja, introduzido por preposição. O verbo pensar rege preposição "em" (quem pensa pensa em algo ou em alguém).
Verbo transitivo indireto é aquele que exige um complemento por meio de preposição. Esse complemento recebe o nome de objetivo indireto.