Formação do pretérito perfeito composto do subjuntivo O pretérito perfeito composto do subjuntivo é formado pelo presente do subjuntivo do verbo ter mais o particípio do verbo principal. Nota: Os tempos verbais compostos podem também ser formados com o verbo auxiliar haver, sendo contudo mais usual o verbo ter.
O “passé composé” (passado composto) é correspondente ao pretérito perfeito do indicativo da língua portuguesa. O problema é que em português o tempo verbal é simples, ou seja, não utiliza um verbo auxiliar, que é o que acontece com o “passé composé” do francês, como o próprio nome indica.
Conjugação do verbo "deixar"
Deixasse vem do verbo deixar. O mesmo que: abandonasse, cedesse, desistisse, largasse.
Deixa-lo ou deixá-lo? Amá-lo e ama-lo, devolvê-lo e devolve-lo, deixá-lo e deixa-lo são construções corretas, mas que se referem a formas verbais diferentes, que devem ser usadas em situações diferentes, apresentando pronuncias diferentes.
Deixássemos vem do verbo deixar. O mesmo que: abandonássemos, cedêssemos, desistíssemos, largássemos.
deixemos Deixemos vem do verbo deixar. O mesmo que: abandonemos, cedamos, desistamos, larguemos. Retirar-se para o exterior de algo; sair:... deixamos Deixamos vem do verbo deixar.