Existem também hábitos culturais ou proibições religiosas que são uma espécie de tabu: na Índia, onde o boi é considerado um animal sagrado sua carne não é consumida pela população; os judeus não comem carne de porco, assim como alguns asiáticos também não o fazem, por considerá-lo um animal impuro; o leite de cabra ...
As principais diferenças são: a mitologia narra coisas passadas, não se importa com contradições e o incompreensível, e narra à origem através das rivalidades e alianças das divindades; enquanto a filosofia busca passar a ideia de como e por que do passado, presente e futuro, como as coisas são no todo, explica a ...
O mito explica a origem do Universo e dos seres por meio das relações ou rivalidades entre as divindades, enquanto a filosofia como o resultado de causas naturais, racionais e impessoais.
Equivale a confundir mythos com logos. Igualmente importante, os logos é o pensamento racional, pragmático e científico que permite a boa atuação do homem no mundo. O sentido do mythos pode ter se perdido no Ocidente moderno, mas os logos nos é familiar, constitui a base de nossa sociedade.
A passagem do mito ao logos foi devido a racionalização, a criação da moeda, o questionamento de '' Porque os deuses quiseram assim ?২১ এপ্রিল, ২০১৬
O surgimento da filosofia marca a passagem do mito para a razão (logos). Apesar dessa passagem, a história do pensamento filosófico se manteve entrelaçada com a mitologia, mesmo que em aspectos.
MITO, VERDADE E RAZÃO: uma síntese sobre a origem da filosofia ocidental. ... Já filosofia, retomando as questões postas pelo mito, busca uma explicação racional da origem e da ordem do mundo, nascendo como racionalização da narrativa mítica. Assim, os seres divinos tornam-se realidades concretas e naturais.
O mito surge a partir da necessidade de explicação sobre a origem e a forma das coisas, suas funções e finalidade, os poderes do divino sobre a natureza e os homens.
A caixa de Pandora é um mito grego no qual a existência da mulher e dos vários males do mundo são explicados. Tudo começa quando Zeus, o deus de todos os deuses, resolveu arquitetar um plano para se voltar contra a ousadia de Prometeu – que entregara aos homens a capacidade de controlar o fogo.
Logo o mito explica que quando o irmão de pandora abriu a caixa houve um desiquilíbrio no Planeta, que gerou guerras e o mal para todos. Logo para haver fim a esse mal apenas Juízo final estabeleceria o equilíbrio novamente. Tem como o mesmo conceito, Adão e Eva.