Em relação à divisão funcional, dividimos o sistema nervoso em somático e autônomo. Já anatomicamente dividimos o sistema nervoso em central (composto pelos órgãos do encéfalo e pela medula espinal) e periférico (composto pelos nervos que partem do sistema nervoso central).
Para Durkheim (1858-1917) , os princípios da divisão do trabalho são mais morais do que econômicos. ... Além disso, Émile afirmou que quanto maior e mais complexa for uma sociedade, maior será a divisão social do trabalho presente na mesma. Para ele, é o crescimento populacional o responsável pela divisão do trabalho.
O neurônio é a unidade funcional do sistema nervoso. ... Anatomicamente o neurônio é formado por: dendrito, corpo celular e axônio. A transmissão ocorre apenas no sentido do dendrito ao axônio.
Além disso, o sistema imune é o único no nosso corpo realmente sistêmico, ou seja, aquele que pode influenciar todo o organismo. Assim, ele teria o poder de determinar os limites do indivíduo como uma unidade funcional que se mantém no tempo apesar de mudanças no ambiente.
O sistema nervoso garante que os estímulos sejam captados e interpretados, e que respostas a esses estímulos sejam geradas. ... O sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo e medula espinhal. O sistema nervoso periférico é formado pelos gânglios e nervos.
O impulso nervoso é um sinal elétrico que proporciona a comunicação entre neurônios. Ele ocorre por meio de processos de polarização, despolarização e repolarização da membrana. O nosso organismo possui um sistema nervoso com grande capacidade de percepção do ambiente e de nosso meio interno.
Quanto dura o período refratário Enquanto o homem adulto pode ter um período refratário entre alguns minutos e vários dias, em alguns casos raros, alguns não experimentam nenhum período refratário. Muitos fatores afetam esse tempo, mas a idade é o mais importante deles.
Um potencial de ação cardíaco é uma breve alteração na voltagem (potencial de membrana) ao longo da membrana celular das células cardíacas.