Flexibilização e adaptação curricular são possibilidades educacionais para dar suporte às dificuldades de aprendizagem. ... Pressupõe que se realize adaptação curricular, quando necessário, para torná-la apropriada às peculiaridades dos alunos com deficiência.
Ou seja, flexibilizações e adaptações curriculares não são a mesma coisa. Mais do que isso, a diferença entre ambas é basilar. A própria expressão “adaptado” denuncia que se trata de um “remendo”, uma mudança pontual, específica para alguns: os “diferentes”. Como se os demais fossem todos iguais.
Fundação Manuel Leão, 2009. Para Oliveira e Leite (2007), a adequação curricular da temporalidade corresponde aos ajustes realizados quanto ao aumento ou a diminuição do tempo previsto para a aprendizagem.
As adaptações de grande porte compreendem modificações maiores de natureza política, administrativa, financeira, burocrática que altera significativamente os documentos oficiais da escola, e que extrapola a área de atuação específica do professor, das quais podemos citar a criação de condições físicas, ambientais e ...