A Intermediação de Negócios é um modelo de operação comercial onde as empresas interessadas em vender algum tipo de serviço/bem contratam um profissional que tenha bons contatos nos potenciais clientes.
INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA – 3 precondições: Existência de Agentes Econômicos Superavitários e Deficitários. 3. Criação de Bases Institucionais para Operação de Intermediários Financeiros.
Vamos explica-la de forma simples: Agentes superavitários são pessoas, ou empresas, ou qualquer entidade que possui dinheiro, e gostariam de gastar mais do que tem no futuro. ... Com isso eles conseguem gastar mais do que tem, porém não agora, eles precisam gastar no futuro quando recebem de volta o dinheiro com os juros.
Para abrir uma financeira, o empreendedor deve se dirigir a um banco e conversar com o responsável pelo setor sobre a ideia de representar sua bandeira. Depois de solucionada este trâmite com o banco, já é necessário providenciar um CNPJ e instituir um local para a representação da bandeira.
Assim, uma das funções dos intermediários financeiros é trazer mais segurança para quem empresta o dinheiro.
Veja abaixo quem são os principais Intermediários Financeiros:
Banco Comercial São aquelas instituições captadoras de depósito á vista (conta corrente). Prestam também serviços como cobrança bancária, conta corrente e cheques. O principal objetivo dos bancos comerciais é destinar o crédito de curto e médio prazo tanto a pessoas físicas como jurídicas.
E quais os orgãos que fazem parte desse sistema? São 5: Conselho Monetário Nacional (CMN), Banco Central do Brasil (BACEN), Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC).
A principal entidade nesse sentido é o Conselho Monetário Nacional, chamado popularmente pelas suas inicias CMN. Ele é o órgão máximo do Sistema Financeiro Nacional e define todas as diretrizes econômicas, além de estabelecer o controle da emissão de papel moeda e fiscalizações de algumas instituições financeiras.
São consideradas instituições financeiras bancárias do Sistema Financeiro Nacional brasileiro:
QUE TIPOS DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS EXISTEM?
De forma geral, uma instituição financeira é aquela que faz o papel de intermediário entre o cliente e algum tipo de serviço do mercado financeiro, como a realização de algum investimento, empréstimos, financiamento, entre outros serviços.
Financeiras podem oferecer empréstimos, emitir LCs (Letras de Câmbio) e RDBs (Recibos de Depósito Bancário). Já os bancos oferecem outras opções, como CDBs (Certificado de Depósito Bancário), LCIs (Letra de Crédito Imobiliário), LCAs (Letra de Crédito do Agronegócio), além de outros serviços.
As 8 melhores empresas de empréstimo online