A geografia no ensino médio traz uma variação de temas importantes para o aprendizado e conhecimento do aluno, por exemplo: ... Geografia física: agropecuária, população, urbanização, meio ambiente, comunicação e transportes, indústria, o mundo pós-guerra, estado-nação, globalização e desenvolvimento e entre outras.
2º Ano
Conteúdo das aulas de Geografia do 1º Ano do Ensino Médio
A disciplina de geografia estuda as relações homem, natureza no espaço geográfico, sobrevivência dos grupos humanos desde suas primeiras formas de organização. A observação dos fenômenos naturais permite, as sociedades se relacionarem com a natureza e modificá-la em beneficio próprio.
O ensino de Geografia do 1º ao 5º ano deve se apoiar em saídas de campo, leitura de textos de todos os gêneros e na produção e interpretação de mapas. reportagens! O homem do século 21 revê o seu relacionamento com o meio ambiente e estuda as consequências de sua interação desmedida com a natureza.
O ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, fornece subsídios para que a criança se situe em seu lugar de vivência, por meio da apreensão da paisagem que ela pode observar. Aprender a se relacionar socialmente com outras pessoas de diferentes faixas etárias, ampliando a noção de espaço.
Por meio da geografia, nas aulas dos anos iniciais do ensino fundamental, podemos encontrar uma maneira interessante de conhecer o mundo, de nos reconhecermos como cidadãos e de sermos agentes atuantes na construção do espaço em que vivemos. E os nossos alunos precisam aprender a fazer as análises geográficas.
O principal objetivo do ensino de Geografia, na escola básica, é a formação do pensamento espacial nos alunos. Sua importância reside no fato de ele ser, para os discentes, um instrumento potencializador de transformação da realidade e de construção de sua cidadania.
Ao estudar a paisagem, devem-se analisar as influências recíprocas entre natureza, sociedade e cultura. A paisagem caracteriza-se pela presença de forças naturais e de homens que, num processo de criatividade contínua, realizam ações que podem transformá-la, destruí-la, reconstruí-la ou preservá-la.
A paisagem é fundamental na Geografia, uma vez que, por meio dela, a ciência pode realizar diversos estudos, como por exemplo, para entender as transformações que foram feitas no espaço geográfico, ocasionadas pelas atividades do homem.
A Geografia tem como objetivo principal entender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade.
Orientação espacial é a capacidade que o indivíduo tem de situar-se e orientar-se, em relação aos objetos, às pessoas e o seu próprio corpo em um determinado espaço. É saber localizar o que está à direita ou à esquerda; à frente ou atrás; acima ou abaixo de si, ou ainda, um objeto em relação a outro.
Orientação: é importante no sentido de apontar a direção do mapa, indicando-nos para que lado fica o norte e, consequentemente, os demais pontos cardeais. Ela pode apresentar-se com uma rosa dos ventos completa ou apenas com uma seta indicando o norte geográfico.
Importância de saber localizar-se. A orientação é um importante assunto da ciência geográfica, pois é através dela que conseguimos determinar a localização dos diversos elementos da paisagem geográfica no espaço, quer sejam naturais ou os criados pelo homem.
É perceptível que a importância da localização está diretamente relacionada à redução de custos e ao aumento dos lucros. Um empreendimento localizado estrategicamente equilibra os fatores logísticos e de consumo, fazendo com que seus gestores tenham mais facilidade e tranquilidade.
A localização nos permite entender que é possível desenvolver negócios em qualquer lugar do mundo, e nos convida a aproveitar as ferramentas e oportunidades que a tecnologia nos oferece para consegui-lo.
Ela tem uma localização privilegiada, sendo uma das cidades mais ricas da Europa, uma vez que todo o comércio que vinha da Ásia precisava passar por ali. Sua maior importância econômica era no comércio, pois era um dos maiores entrepostos comerciais do Ocidente.
Constantinopla era o centro mais importante do império bizantino porque toda a economia do império girava em torno da cidade contando ainda com a localização privilegiada entre a Europa e a Ásia fazendo com que Constantinopla tivesse tamanha importância na baixa Idade Média.
Observe que se olharmos do ponto de vista estratégico e econômico, a cidade de Constantinopla estava localizada numa posição geográfica privilegiada, de forma que permitia de certa forma o controle do Estreito de Bósforo, que por sua vez era ponto de passagem de importantes rotas comerciais da época.
Resposta. Isto deve-se ao fato de ela estar banhada pelo Mar Negro, onde predominava as Rotas Marítimas Comerciais oriundas da Ásia, fazendo com que haja grandes lucros.
Os bizantinos, intermediários desse comércio, também compravam e revendiam trigo, especiarias, vinho e azeite. Os comerciantes Constantinopla também exportavam produtos feitos pelos artesãos das cidades do Império, como jóias, tercidos e artigos de ouro e marfim.
grego
No ano de 330, Constantinopla foi construída pelo imperador Constantino. A cidade (atual cidade turca de Istambul) se encontra localizada no estreito de Bósforo, entre o Oriente e o Ocidente, na confluência de importantes rotas comerciais.