Em biologia chamam-se detritívoros, saprófagos ou necrófagos os animais que se alimentam de restos orgânicos (plantas ou, animais mortos), reciclando-os e retornando-os à cadeia alimentar para serem reaproveitados pelos demais organismos vivos.
Os decompositores ajudam no aceleramento do processo de degradação da matéria morta, inclusive das excretas dos detritívoros e demais organismos, propiciando a reciclagem de nutrientes, que serão utilizados pelas plantas e pelos demais organismos da cadeia alimentar.
As setas indicam o sentido da transferência de energia na cadeia alimentar. Os produtores são os seres fotossintetizantes, como plantas, algas e cianobactérias, toda a energia de qualquer cadeia alimentar vem desses seres.
Algas, plantas e algumas bactérias e protozoários representam os produtores. Consumidores se alimentam de produtores (consumidores primários); ou daqueles que se alimentam destes (consumidores secundários).
Alguns organismos, chamados autótrofos, também conhecidos como produtores, podem fazer seu próprio alimento—isto é, seus próprios compostos orgânicos—a partir de simples moléculas como o dióxido de carbono.