O Custeio Pleno ou RKW é um método de determinação dos preços dos produtos com base na alocação dos custos fixos e variáveis, somados a eles também as despesas que a empresa apresenta. ... Sim, é verdade que, no sistema RKW, além dos custos também são apropriadas as despesas aos produtos.
Custeio por Absorção é um processo de apuração de custos, cujo objetivo é ratear todos os seus elementos (fixos e variáveis) em cada fase da produção. ... O Custeio por absorção é o único aceito pela Auditoria Externa, porque atende aos princípios contábeis da Realização da Receita, da Competência e da Confrontação.
30) mencionam que “o objetivo principal de qualquer sistema de custeio é determinar o custo incorrido no processo de produção de bens ou de prestação de serviços”. Nesta perspectiva, Beuren (1993, p. 61) destaca que: a operacionalização adequada de um sistema de custeio pode encontrar ampla aplicação nas empresas.
Métodos de Custeio: ABC, Absorção e Custeio Variável
“No custeio por absorção, todos os custos de produção são alocados aos bens ou serviços produzidos, o que compreende todos os custos variáveis, fixos, diretos ou indiretos. Os custos diretos, por meio da apropriação direta, enquanto os custos indiretos, por meio de sua atribuição com base em critérios de rateios.
O sistema de custeio que atende a tais princípios é o custeio por absorção. De acordo com essa metodologia, todos os custos de produção (diretos e indiretos, fixos e variáveis) devem ser computados ao custo dos produtos.
O método de custeio por absorção, também chamado de custeio integral, é utilizado pelas empresas de forma a considerar todos os custos de produção, sejam eles diretos ou indiretos, fixos ou variáveis.
CUSTEIO POR ABSORÇÃO (OU INTEGRAL) Consiste na apropriação de todos os custos (diretos e indiretos, fixos e variáveis) causados pelo uso de recursos da produção aos bens elaborados, e só os de produção, isto dentro do ciclo operacional interno.