Os peixes não possuem pulmões, eles possuem branquias, e as branquias retirar o oxigeno da água , para que eles possam respirar,os peixes não respiram oxigênio (O2) da atmosfera,eles conseguem extrair o oxigênio que esta dissolvido na água, a água passa pelas suas branquias, onde o oxigênio e absolvido pelos vasos ...
→ Como ocorre a respiração nos peixes? Para que a respiração ocorra nos peixes, é necessário que a água entre pela boca e saia pelas brânquias, obedecendo a um fluxo unidirecional. Inicialmente a água entra na cavidade bucal e segue em direção aos filamentos branquiais.
Os peixes são animais vertebrados, aquáticos, tipicamente ectotérmicos, que possuem o corpo fusiforme, os membros transformados em barbatanas ou nadadeiras (ausentes em alguns grupos) sustentadas por raios ósseos ou cartilaginosos, guelras ou brânquias com que respiram o oxigénio dissolvido na água (embora os dipnóicos ...
Anatomia do Peixe
Os peixes possuem pele formada por derme e epiderme, sendo essa última camada responsável por produzir um muco. O muco produzido pelos peixes, além de diminuir o atrito com a água, evita o ataque de alguns micro-organismos. Na pele desses animais também é possível observar a presença de escamas.
Escamas. Os peixes e os répteis possuem seus corpos cobertos por escamas. Mas são dois tipos de escamas diferentes. ... Nos peixes e répteis ela é fina e coberta por glândulas que produzem muco, cuja função é proteger o corpo e facilitar o deslocamento na água.
Os peixes são chamados de pecilotérmicos pelo fato de sua temperatura corpórea ser influenciada pela temperatura do ambiente.
As escamas apresentam uma importante função de proteção para os peixes que têm essa estrutura. Para os outros animais, que não apresentam essa espécie de “exoesqueleto”, há uma maior facilidade de contaminação com poluentes e com metais pesados.
Ao contrário dos peixes, as escamas da maior parte dos répteis formam-se na epiderme (a camada superficial da pele e são formadas por queratina). ... Algumas cobras e lagartos têm escamas sobrepostas na parte ventral do corpo, não só como protecção, mas que também intervêm na sua locomoção.
As nadadeiras são órgãos responsáveis pela locomoção. Os peixes osteíctes e condrictes apresentam nadadeiras ventrais aos pares, que correspondem a um par de nadadeiras peitorais e um par de nadadeiras pélvicas. Esses animais possuem ainda duas nadadeiras dorsais, uma anal e uma caudal.