1. Que tem origem no exterior. 2. [ Botânica ] Diz-se dos vegetais cujo crescimento não se realiza no centro da haste, mas na circunferência.
Que se origina no interior de um organismo, de um sistema ou se desenvolve pela influência de fatores externos. [Biologia] Que tem sua origem, desenvolvimento ou reprodução no interior do tecido de um órgão ou de um organismo: órgão endógeno; esporo endógeno; estrutura endógena.
O colesterol é um lípido (gordura) produzido pelo fígado a partir de alimentos ricos em gordura, e é necessário para o funcionamento normal do corpo, estando presente nas membranas (camadas externas) de todas as células do organismo.
A depressão endógena é uma perturbação bioquímica, de natureza orgânica e com forte correlação hereditária, ou seja, ela não é melhor explicada por nenhum acontecimento que possa ter levado ao seu desencadeamento. Este tipo de depressão é explicado pelo desequilíbrio ou alteração na estrutura bioquímica do cérebro.
O colesterol é um lipídio que pode ser classificado como esteroide e como álcool. Ele participa de sínteses importantes no organismo e é ingerido na gordura animal. Os lipídios são uma classe que engloba todas as substâncias gordurosas existentes tanto no reino animal quanto no vegetal.
Através de um processo homeostático quanto maior for a ingestão de colesterol, menor será a quantidade sintetizada pelo fígado. Além disto, o colesterol ingerido em quantidades excessivas não consegue ser eliminado em forma de ácidos biliares e o mecanismo de excreção se torna insuficiente.
O excesso de colesterol ocorre por fatores genéticos e alimentares - Cerca de 70% do colesterol no sangue vem do fígado e apenas 30% vêm da alimentação. Depois de passar pela circulação sanguínea, o colesterol precisa ser removido novamente pelo fígado para formar bile.