"Sapucaí" é um termo oriundo do tupi que significa "água da sapucaia", através da junção dos termos ïasapuka'i ("sapucaia") e 'y ("água").
A sapucaia (nome científico: Lecythis pisonis) é uma árvore brasileira que vai do Ceará ao Rio de Janeiro, com bastante predominância nos estados do Espírito Santo e Bahia e são encontradas na Amazônia e na mata atlântica.
Aquele grito gaudério, de origem indígena, comum nas regiões da fronteira entre Brasil (Rio Grande do Sul), Argentina e Uruguai. ... O termo surgiu nas tribos guaranis, e os gritos simbolizavam emoções e momentos vividos pelos índios.
A cabaça (coco) da sapucaia é preenchida de água pelas populações locais de onde a árvore cresce, para ser usada como remédio natural contra diabetes, pois dizem que ela regula o açúcar no sangue. ... Esta água, conforme o conhecimento popular, também atua como anti-inflamatório.
Ele explica que a sapucaia é muito usada como remédio natural. “Aqui na região, a cabaça, quando nova, assim que cai serve para armazenar água, que vai sendo usada em pequenas quantidades contra diabetes e como anti-inflamatório".
Sua semente é chamada de castanha-de-sapucaia....Descrição
Castanha de sapucaia na cozinha O ingrediente pode substituir todos os preparos em que a castanha-do-pará costuma ser utilizada, sejam eles salgados ou doces. “Ela tem infinitas possibilidades de uso, tanto na guarnição de algum prato como na forma de farinha para bolos e biscoitos.
A água colocada dentro do ouriço, ou a água do umbigo do ouriço, para anemia, hepatite, desnutrição, malária e como energizante. Na medicina popular a casca do caule deste vegetal é utilizada como chá ou sumo para o tratamento de moléstias crônicas do fígado e como antimalárica, e a água do fruto contra hepatite.
Frutos: pixídio lenhoso, deiscente, com opérculo contendo sementes angulosas, duras. O fruto pesa de 1 a 2,5 kg, com 14 a 40 sementes. Essas são comestíveis, chamadas amêndoas, com um tegumento que a recobre e é retirado para consumo, que pode ser ao natural ou torrado, rico em proteínas, fibras e selênio.
Como fazer mudas de Sapucaia Suas sementes (castanhas) germinam sozinhas na terra argilosa facilmente depois de 40-70 dias que tiveram caído das árvores. O melhor é semear as sementes até 1 mês depois delas terem sido recolhidas.
O sapoti é o fruto do sapotizeiro (Manilkara zapota L.), uma planta nativa do sul do México e da América Central. Muito apreciado in natura, esse fruto é cultivado em várias partes do Brasil, desde o sul do estado de São Paulo até a região amazônica.
Os benefícios da mangaba para a saúde são:
O látex (leite) da mangaba, constituído de triterpenos pentacíclicos, em geral, é usado em grande escala de atividades farmacológicas que incluem:
Você pode comer a fruta, é deliciosa, pode fazer um suco, compota, geleia, sorvete, mas o ideal é que ela seja realmente incluída na alimentação durante a semana”. A forma mais conhecida de comer a mangaba é por meio do sorvete, que é muito querido e famoso no nordeste.
As folhas e a casca da mangabeira são utilizadas em infusões na medicina popular para gripes, doenças epiteliais, úlceras, problemas de rins, cólicas menstruais e câimbras; e as raízes para tratar luxações e hipertensão. É uma árvore melífera.
O Barbatimão é uma planta medicinal, também conhecida como Barbatimão-verdadeiro, barba-de-timan, casca-da-mocidade ou ubatima, e é muito usada para ajudar a tratar feridas, hemorragias, queimaduras, dores de garganta ou inchaços e hematomas na pele, por exemplo.