Terceira fase - terceiro período, secundamento ou dequitadura. A terceira fase do parto compreende ao desprendimento, descida e expulsão da placenta e membranas. Ocorre entre 5 a 30 minutos após o término do período expulsivo.
Existem muitas variáveis que definem os sintomas dos pródromos: a posição do bebê, a condição da mãe e sua tolerância à dor. Os desconfortos são associados a um mal-estar menstrual ou dores nos rins. Outra condição importante é que os sintomas podem variar de um parto para outro.
Quanto tempo pode durar o trabalho de parto? O tempo de duração do trabalho de parto é bastante variável, mas geralmente é de 12 a 24 horas. Se considerarmos a fase dos pródromos do trabalho de parto (aquela aonde as contrações estão bem no começo), a duração pode ser até de alguns dias.
Como aliviar o incômodo e dores? Na fase dos pródromos, a gestante pode entrar em baixo da água quente do chuveiro e usar uma bolsa de água quente na barriga, na região onde dói. É importante ela tentar dormir, descansar, passear e se distrair para controlar a ansiedade.
Além das contrações e da bolsa estourar, outras mudanças no corpo da mulher podem indicar que o nascimento do bebê está próximo. Confira quais são elas!
1 - No fim da gravidez, a barriga vai abaixando, porque o bebê está se posicionando para o nascimento. 2 - Sentir as famosas contrações não é sinônimo de que está em trabalho de parto.
Na maior parte dos casos, a barriga baixa durante a gravidez é normal e pode estar relacionada com fatores como debilidade dos músculos e ligamentos da barriga, gravidezes anteriores, peso da grávida ou aproximação do momento do parto, por exemplo.
Os bebês se mexem dentro da barriga por reflexo ou em busca de uma nova posição, já que mesmo dentro do útero podem ficar desconfortáveis em alguns momentos. Esses movimentos indicam que o bebê está saudável e recebendo uma boa oxigenação do cordão umbilical, mas tendem a diminuir nas últimas semanas naturalmente.
Dr: A movimentação fetal é um bom sinal de que o bebê está saudável. Entre a 20ª e a 24ª semanas, é muito comum que ele esteja sentado, com os pés em contato com a região pélvica da mãe, fazendo pressão sobre a bexiga e a parte superior da vagina.