Sarna ou escabiose é uma parasitose humana causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei variedade hominis. O contágio se dá somente entre humanos, por contato direto com pessoa ou roupas e outros objetos contaminados. O contato deve ser prolongado para que ocorra a contaminação.
O que provoca sarna em cachorro é o contato com os ácaros causadores da doença. A escabiose é proveniente do Sarcoptes Scabiei, enquanto a de ouvido é causada pelo Otodectes Cynotis. Assim, normalmente a infecção acontece quando eles entram em contato diretamente com o ácaro ou com outros animais infectados.
Camomila: desinfeta e acalma a pele irritada da sarna, umedeça um algodão e passe pelas lesões 3 vezes por semana. Óleos: azeite de oliva, óleo de lavanda e de amêndoas doces podem ser aplicadas gotas depois do banho do cachorro para hidratar a pele e impedir a fixação do ácaros. Não utilize outros óleos.
Lave o colchão após se curar da sarna
O chá de fumária possui propriedades anti-inflamatórias e regeneradoras da pele que ajudam a aliviar a coceira, o sintoma mais característico da sarna....Ingredientes
Esses parasitas não conseguem saltar nem voar. Na maioria dos casos, não conseguem sobreviver mais do que três dias fora do organismo. Uma pessoa infestada tem, geralmente, 10 a 15 ácaros em seu corpo. A escabiose existe no mundo todo e afeta pessoas de todas as raças e classes sociais.
Como limpar o ambiente e roupas de pessoas com sarna? Durante 1 semana, deve-se usar somente roupas de algodão, passíveis de serem passadas a ferro quente. Toda a roupa de cama deve ser recolhida, lavada e passada a ferro quente. Quanto ao piso e paredes, podem ser higienizados com água e hipoclorito.
Não existe restrições alimentares, no entanto seria muito indicado que a sua dieta tivesse bastante frutas e verduras de cores variáveis e proteínas todos os dias. Assim, seu sistema imunológico se mantém forte para ajudar no combate da doença, juntamente com o tratamento dermatológico indicado.
Os principais sinais e sintomas da sarna são:
A ivermectina oral pode ser utilizada para tratamento de escabiose, na dose de 200 mcg/kg, repetindo-se a dose em 7 a 14 dias. A apresentação é comprimidos de ivermectina 6 mg.
A permetrina 5% tópica é o tratamento de primeira escolha para tratar escabiose. Deve-se aplicar a loção do pescoço para baixo, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés, regiões interdigitais, periumbilical, genital e áreas sob as unhas. Faz-se a remoção do produto, no banho, 8 a 14 horas após a aplicação.
Permetrina é uma loção indicada no tratamento de infestação por piolhos e lêndeas (ovos de piolhos). Permetrina Loção age sobre os piolhos provocando paralisia do inseto, facilitando sua remoção. Permetrina é indicada no tratamento de infestação por piolhos e lêndeas (ovos de piolhos).
Orienta-se lavar os cabelos com shampoo normal (não usar condicionador) e secar com auxílio de uma toalha. Aplicar o produto nos cabelos quase secos até saturar e em todo couro cabeludo, não esquecendo de aplicar na nuca e atrás das orelhas. Deixar agir por 10 minutos e enxaguar com água morna.
O tratamento de escolha da pediculose (piolho) é feito com permetrina 1% (emulsão ou loção 60 mL). Orienta-se lavar os cabelos com shampoo normal (não usar condicionador) e secar com auxílio de uma toalha.
Alguns exemplos de shampoos para acabar com os piolhos que podem ser indicados pelo pediatra ou dermatologista e que são facilmente encontrados nas farmácias são: Kwell; Sanasar.