Para que serve o petróleo?
Hoje o petróleo é uma das matérias-primas mais importantes da civilização moderna. É utilizado como fonte de energia e seus derivados são transformados em plástico, borracha sintética, tintas, corantes, adesivos, solventes, detergentes, explosivos, produtos farmacêuticos e de cosmética, entre outras muitas aplicações.
A importância econômica e social da tinta é dada pelo fato dela disponibilizar pinturas que ao mesmo tempo valem dinheiro, entrando assim no ramo econômico e social.
No mundo industrializado a gasolina é um fluido vital e de alta importância para a movimentação de toda economia. Esse combustível é usado em automóveis em razão do seu alto poder de produzir calor e da facilidade de se misturar com ar. Ela também é utilizada como solvente de óleos e gorduras.
Um combustível pode ser definido como uma substância qualquer que tem a capacidade de reagir com o oxigénio ou um outro comburente, de forma violenta ou de forma a produzir calor, chamas e gases. Supõe a libertação de energia potencial, transformada numa forma de energia utilizável.
Os combustíveis fósseis são de grande importância, pois eles podem ser queimados (oxidação para dióxido de carbono e água), produzindo quantidades significativas de energia por unidade de peso. O uso do carvão como combustível é anterior à história registada.
Vantagens e desvantagens dos combustíveis fósseis Possuem grande eficiência energética; Têm maior custo-benefício do que muitas fontes sustentáveis; processamento da matéria-prima. Alguns fatores ligados aos combustíveis fósseis são desvantajosos, confira a seguir.
Vantagens e desvantagens do uso de combustíveis fósseis
Alguns exemplos são:
Os combustíveis sólidos são originados da lenha, serragem, bagaço da cana-de-açúcar, hulha, turfa, entre outros. Essas substâncias devem passar por um processo de transformação até que fiquem em forma de um pó muito fino.
Os combustíveis fósseis são o petróleo, o carvão mineral e o gás natural, todos provenientes da decomposição de seres vivos. ... O termo “fóssil” significa é dado aos restos ou vestígios de plantas ou animais que se encontram nas camadas terrestres anteriores ao atual período geológico.
Classe B - Ocorre quando a queima acontece em líquidos inflamáveis, graxas e gases combustíveis. Classe C - Classe de incêndio em equipamentos elétricos energizados. A extinção deve ser feita por agente extintor que não conduza eletricidade.
Gás Carbônico (CO2) É indicado para incêndios da classe B e C. Seu princípio de extinção ocorre por abafamento e resfriamento e age em materiais combustíveis e líquidos inflamáveis e também contra fogo oriundo de equipamentos elétricos.
Já os pertencentes à classe de fogos conhecida com “C” englobam incêndios em equipamentos elétricos energizados, como máquinas elétricas, quadros de força, transformadores, computadores ou qualquer que seja o material de uso em aplicações de energia elétrica.
- Extintor com gás carbônico: indicado para incêndios de classe C (equipamento elétrico energizado), por não ser condutor de eletricidade. Pode ser usado também em incêndios de classes A e B. - Extintor com pó químico seco: indicado para incêndio de classe B (líquido inflamáveis). Age por abafamento.
Os extintores à base de água não são permitidos nesse caso; C - Equipamentos elétricos energizados: motores, geradores, cabos, etc. Extintores de pó químico e Dióxido de carbono são os indicados para esse tipo de incêndio.
– Extintor para Cozinhas Comerciais e Industriais: este é o extintor classe K, feito com uma solução de acetato de potássio diluída em água.