A Microeconomia é a área que estuda o comportamento do econômico de cada grupo ou setor individualmente, como famílias, empresas, consumidores etc. Esse estudo permite analisar a tomada de decisão desses grupos, bem como sua relação com o uso dos recursos, preços, bens e serviços.
A microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço.
Seu valor regula o equilíbrio das trocas no livre mercado. Em um mercado ideal, de livre concorrência, de livre escolha dos agentes e sem interferências governamentais distorsivas, o preço de equilíbrio é aquele onde a função de demanda dos consumidores iguala a função de oferta dos fabricantes.
É fácil concluir que é no mercado de bens e serviços que se resolve o problema O QUE E QUANTO PRODUZIR. ... O sistema de preços baseia-se na liberdade de escolha e bens e na liberdade de empresa.
O livre mercado é caracterizado pelo sistema onde agentes econômicos agem de forma livre, com mínima intervenção do Estado e as atitudes dos indivíduos respeitam a transferência de dinheiro, bens e serviços de maneira voluntária.
Economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida.
Uma economia nada mais é que a soma de suas transações. Fazemos transações diariamente. Toda vez que você compra algo, cria uma transação. Cada transação consiste do comprador trocando dinheiro ou crédito com um vendedor por bens, serviços ou ativos financeiros.
O que realmente move a economia não é o consumo, mas a poupança, ou seja, o dinheiro que realmente existe na economia. O cidadão poupa, e esse dinheiro poupado pode ser usado para investimentos. A riqueza é gerada com a aplicação correta do investimento na otimização dos recursos.
Consumir é, antes de tudo, comprar, despender parcela econômica de capital para adquiri uma coisa. E isso faz girar a economia. Quanto mais se consome mais renda há. Mais o dinheiro circula, criando empregos e renda.
As principais atividades que contribuem para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) são a agropecuária, o setor de serviços, indústria e comércio. ... Além da exploração de riquezas minerais, a vasta extensão de terra é favorável para agricultura.
Hoje, a economia brasileira é baseada na produção agrícola, o que faz do Brasil um dos principais exportadores de soja, frango e suco de laranja do mundo. Ainda é líder na produção de açúcar e derivados da cana, celulose e frutas tropicais.