Estes agentes podem ser bactérias, fungos ou vírus. A rinite alérgica, gripes e resfriados também pode ocasionar a doença, já que o inchaço impede que o muco seja drenado normalmente para o nariz, e qualquer situação que impeça a comunicação natural entre os seios da face e o nariz pode causar sinusite.
Uma boa forma de tratamento caseiro para sinusite é a inalação do vapor de água do chuveiro. Basta ficar no banheiro com a porta fechada e deixar a água do chuveiro bem quente, de modo que gere muito vapor. Depois, basta sentar-se confortavelmente respirando o vapor, não havendo a necessidade de se molhar.
Analgésicos com paracetamol e anti-inflamatórios como o ibuprofeno auxiliam a aliviar as dores de cabeça e de garganta, comuns durante as crises de sinusite.
“Os cuidados para se evitar as patologias das vias aéreas, entre elas a sinusite, amigdalite, otite, meningite, além das pneumonias, são hábitos comuns, como deixar o ambiente arejado, tomar sol e fazer a limpeza das narinas e também das mãos. Isso diminui os riscos de contaminação”, explica.
O tratamento é feito com antibiótico, receitado pelo médico. Para melhorar os sintomas é recomendado evitar o sol, ficar longe do sereno e de locais muito úmidos. Em crianças alérgicas deve-se descobrir os fatores que causam tal alergia respiratória e passar longe deles.
Diminui a obstrução nasal Se você estiver com nariz entupido, o que é bastante comum em casos de rinite, sinusite, gripe ou resfriado, um banho quente pode ajudar, já que o ar quente e úmido, ao ser inalado, auxilia a abrir as cavidades nasais.
Lavar as narinas com solução fisiológica 0,9%, em abundância, todos os dias, é uma orientação muito importante. Obstrução e secreção nasal, uma sensação de que a face ou a cabeça está “mais pesada do que o normal”.
Melhora a circulação A melhora da circulação é um dos maiores benefícios do banho gelado. Quando a água atinge os braços e pernas, causa a contração dos vasos sanguíneos, levando o sangue mais para os órgãos centrais para tentar equilibrar a temperatura. Exatamente o oposto do que acontece quando tomamos banho quente.