O diagnóstico é feito por meio da avaliação dos sintomas através de uma boa anamnese, exame físico e de raios X de tórax para avaliar a presença de líquido no pulmão. Quando não diagnosticado e tratado com rapidez, o edema pulmonar pode ser fatal.
A tromboembolia pulmonar (TEP) aguda é uma das principais causas de emergência cardiovascular e, em cerca de 25% dos casos, a manifestação clínica inicial é a morte súbita.
Normalmente, é preciso ficar internado por, pelo menos, 3 dias, mas nos casos mais graves ou em que não foi possível utilizar remédios para dissolver o coágulo, pode ser até necessário fazer uma cirurgia para remover este trombo, chamada de embolectomia, e, por isso, o internamento pode durar mais dias.
Tromboembolismo pulmonar (TEP) ou embolia pulmonar é um fenômeno que pode ocorrer devido à presença de um trombo nas veias, principalmente nas das pernas; as veias são os vasos sanguíneos que levam o sangue usado pelo corpo de volta ao coração, de onde é levado ao pulmão, local em que será enriquecido com oxigênio ...
Como prevenir Entre elas: fazer caminhadas regularmente, não fumar, manter o peso controlado, quando estiver em pé e parado fazer movimentos como se estivesse andando, se estiver acamado realizar movimentos com os pés e as pernas, e se ficar sentado por muito tempo movimentar os pés como se estivesse andando.
Usar meia elástica As meias calças de compressão ou cintas compressoras são sempre indicadas após cirurgias plásticas por ajudar na cicatrização e também reduzir as chances de trombose. As meias elásticas podem ser usadas entre 10 e 20 dias após a cirurgia e melhoram a circulação sanguínea devido a compressão.