A gastrulação é uma etapa importante do desenvolvimento embrionário, pois é nessa fase que ocorrem o crescimento e a diferenciação das células para formação dos três folhetos germinativos (ectoderma, mesoderma e endoderma). Esses folhetos são responsáveis por originar órgãos e tecidos do embrião.
Gastrulação é o nome do processo pelo qual ocorre uma invaginação nos tecidos do embrião, formando os folhetos embrionários. Em humanos, a gastrulação dá origem a um disco embrionário com três lâminas, ou três folhetos germinativos: endoderma, mesoderma e ectoderma, sendo caracterizados como triblásticos.
Neurulação – Formação do Tubo Neural Os eventos mais significativos da transformação da gástrula em nêurula são o surgimento do tubo neural, da notocorda, do mesoderma intra-embrionário e do celoma.
Ao final da gastrulação, o embrião é chamado de gástrula. A última fase do desenvolvimento embrionário é a organogênese, onde ocorre a diferenciação dos tecidos e órgãos. O primeiro estágio dela é a neurulação, quando há formação do tubo neural, que se diferenciará no sistema nervoso central.
Durante a gastrulação ocorrem alguns eventos importantes como a formação da linha primitiva, camadas germinativas, placa precordal e notocordal.
Blastulação é o processo de transformação de uma mórula em blástula. Depois que a mórula é formada, suas células (os blastômeros) começam a migrar para a região periférica, formando uma cavidade central chamada de blastocele. Isso ocorre porque as células começam secretar proteínas para o interior da mórula./span>
Blastulação é um processo que sucede a mórula e possui uma cavidade formada por células. Gastrulação forma os folhetos embrionários, que a partir dos mesmos os tecidos e órgãos do embrião serão originalizados./span>
A clivagem é uma das etapas iniciais do desenvolvimento embrionário. Ela consiste nas primeiras divisões mitóticas, as quais ocorrem sem que aconteça o aumento do volume da célula.
1. Operação ou modo de clivar. 2. Divisão.
O estágio de mórula ocorre 3 a 4 dias após a fecundação, coincidindo com a entrada do embrião no útero. Conforme ocorrem as sucessivas clivagens, há a formação de uma cavidade interna, a blastocele, e assim o embrião passa do estágio de mórula para o estágio de blástula.
Resposta. No outro extremo estão os ovos dos insetos, peixes, répteis e aves, cuja maior parte do seu volume celular é vitelo. Zigotos com relativamente pouco vitelo (ovos isolécitos e mesolécitos) a clivagem é holoblástica, significando que o sulco da clivagem se extende por todo o ovo./span>
O que é Clivagem: Dentro do estudo da linguística, a clivagem é utilizada como um recurso da sintaxe da língua portuguesa moderna, dividindo uma oração em duas, ou seja, consegue colocar em destaque determinado elemento de uma frase para dar realce ou ênfase.
Na mulher, a etapa de segmentação dura cerca de 5 a 6 dias, sendo que a formação da mórula ocorre nas tubas uterinas, e a blástula é formada na cavidade do útero. Essa fase corresponde à primeira semana de desenvolvimento do embrião.
Clivagem parcial (ou meroblástica): a clivagem se restringe a uma pequena região do citoplasma sem vitelo. - Discoidal: ocorre em uma área em disco (cicatrícula) dos ovos telolécitos de aves e peixes. ... Clivagem espiral (ou oblíqua): o fuso mitótico orienta-se obliquamente em relação ao eixo animal vegetal.
- Clivagem Holoblástica Radial (ou Segmentação Total e Radial): caracteriza-se por alternância de divisões em planos horizontais e verticais a partir do ovo. ... - Clivagem Holoblástica Espiral (ou Segmentação Total Espiral): A segmentação total e espiral ocorre com ovos heterolécitos como os de anelídeos e moluscos.
É um processo biológico desencadeado pela fecundação que se manifesta através de sucessivas mitoses dividindo o ovo, uma única célula, em células menores ou blastômeros, formando uma estrutura pluricelular. A clivagem varia com o tipo de ovo e o ovo se caracteriza pela quantidade de vitelo presente.
blastômeros
Após aproximadamente 30 horas após a fecundação, há a fusão dos pronúcleos e a primeira clivagem produz duas células diploides (2n), chamadas blastômeros. Entre a fecundação e a nidação, o embrião é considerado um concepto pré-implantado.
Quando o zigoto sofre várias divisões mitóticas e resulta num aumento significativo de células, dizemos que este processo denomina-se clivagem. Estas células resultantes são embrionárias, denominadas de blastômeros, e tornam-se menores a cada divisão por clivagem que ocorre.
A segmentação ocorre de acordo com a quantidade de vitelo presente em um ovo, por isso essa etapa do desenvolvimento embrionário varia de uma espécie para outra. ... Na segmentação holoblástica igual ocorre a divisão em toda a extensão do zigoto, e as primeiras clivagens formam novas células de tamanho igual.
Quando a mórula chega ao útero, geralmente após o 5º a 7º dia da fecundação, inicia-se o estágio de blastocisto, que consiste em um embrião composto por, aproximadamente, 150 células. Esse é o estágio de desenvolvimento do embrião em que ocorre sua implantação na parede do útero materno, no tecido endometrial.
O blastocisto, estágio de desenvolvimento da blástula, é formado por uma camada interna de células que origina o embrião propriamente dito e uma dupla camada de células, o trofoblasto, que é o precursor do córion. Palavras-chave: Embriologia, desenvolvimento embrionário, cavidade uterina, endométrio, gestação.
Inicia-se a fase do blastocisto aproximadamente no 5º dia de desenvolvimento do embrião, quando as células formam o trofoblasto, o embrioblasto e a blastocele. O trofoblasto contribui para a formação da placenta, e o embrioblasto irá contribuir para gerar o embrião.
O blastocisto apresenta dois grupos celulares: a massa celular interna (embrioblasto) , representado por 1, e um conjunto de células que envolve essa massa e uma cavidade, representado por 2, chamado de trofoblasto. O embrião se originará da massa celular interna (1). O trofoblasto originará o cório./span>
O blastocisto representa o estágio de desenvolvimento embrionário prévio à implantação no útero. A possibilidade de levar o embrião para o estágio de blastocisto depende da qualidade dos gametas (ovócitos e espermatozoides)./span>
O número de embriões que chegam ao estágio de blastocisto depende da qualidade dos óvulos e espermatozoides. Nas mulheres com idade abaixo de 37 anos e o marido com sêmen com poucas alterações, cerca de 50% dos embriões iniciais chegam a blastocisto./span>
Esse processo é chamado de clivagem e dura aproximadamente 4-5 dias. Chegando no útero, o embrião passa a ser chamado de blastocisto. O blastocisto é uma esfera oca, com uma camada externa de células nomeadas blastômeros que juntas formam o trofoblasto e uma massa celular interna chamada embrioblasto.