Gostava muito de desenhar formas geométricas e se divertia transformando-as em fachada de casas, em cataventos, bandeirinhas e em cada pintura ele mudava as formas de lugar, trocava as cores e inventava outras formas.
SUAS PINTURAS SÃO CARACTERIZADAS POR CASARIOS E BANDEIRINHAS COLORIDAS. A OBRA “GRANDE FACHADA FESTIVA” FOI PRODUZIDA EM 1950. RETRATA A FACHADA DE UMA CASA CONJUGADA, TALVEZ ATÉ UM CORTIÇO, COM BANDEIRAS DE FESTA JUNINA PENDURADA. A OBRA PARECE SIMPLES, PELO FATO DOS SEUS TRAÇOS SEREM RETOS.
Nos primeiros anos (1920-1940) sua obra caracterizou-se por paisagens de cunho realista, mostrando vistas de bairros pobres da capital paulista ou de cidades do interior, bem como marinhas do litoral de Santos e retratos.
Resposta: Resumo das principais características das obras de Volpi: - Explorou as formas e composição de cores com grande impacto visual. - Nos anos 50 enveredou para o campo do abstracionismo geométrico. Foi neste período que começou a retratar bandeirinhas de festas juninas.
O que se vê nessa tela não é apenas mais uma paisagem litorânea, tema já presente na obra de Volpi desde a década de 1930, quando vai todos os fins de semana para Itanhaém, onde Judite, sua mulher, passa um longo período de convalescença. ...