A checklist do que é preciso para montar um aquário marinho é a seguinte:
Como montar um aquário marinho barato
Para utilizar a areia no seu aquário basta lavar bastante apenas com água para remover a terra e partículas finas que costumam ficar suspensas na água. É um processo trabalhoso e que muitas vezes chega a perder até 50% da quantidade inicial de areia.
A água mais indicada para ser utilizada em aquários é a água de abastecimento (da torneira), utilizando sempre Labcon Protect Plus para neutralizar o cloro, que é tóxico aos peixes.
As melhores dicas de como preparar água para aquário, são: a água da torneira, além de chegar em uma temperatura não adequada, possui muito cloro, o que faz mal para os peixes. Por isso, nunca use água diretamente da torneira!
O aquário que os bettas vivem deve ser limpo e sua água, que não poder ser clorada, trocada uma vez por semana. Portanto se a pessoa for usar a água da torneira, ela precisa fazer uso de um produto que há disponível no mercado para anular o cloro, mas o ideal é usar água mineral.
Água mineral: Muita gente pensa que como a água é mineral ela é pura, fato que passa longe da verdade, água mineral é ótima para o consumo humano, também é uma boa opção para aquários, porém ela não é tão milagrosa como muita gente pensa. ...
Mas afinal, posso usar a água da chuva no aquário? A água da chuva pode ser segura, mas absorve a poluição do ar e isso pode causar problemas para os peixes. ... A água da chuva coleta resíduos químicos do telhado, das calhas e reservatórios de água, portanto, ela precisa ser quimicamente inerte.
Existem algumas maneiras para deixar a água mole, abaixo listaremos algumas delas:
A dureza da água é definida em termos da concentração dos cátions cálcio e magnésio - geralmente acompanhados dos ânions carbonato, bicarbonato, cloreto e/ou sulfeto. Em concentrações acima de 150mg/L, água é classificada como dura. Teores entre 150 e 75mg/L, como moderadas e, abaixo de 75mg/L é chamada de água mole.
Para diminuir a dureza da água você pode usar água DI ou RO, ou seja, utilizar um filtro em que a água passe por resina mista, onde serão retirados totalmente os minerais, neste caso a água vai apresentar um GH zero. As plantas também colaboram para consumir os minerais dissolvidos na água.
O abrandamento é o processo mais utilizado para acabar com a dureza da água. Ele consiste na retirada do cálcio (Ca2+) e do magnésio (Mg2+) da água dura. Quimicamente, a água pode ser dura ou mole e o que determina essas classificações é a quantidade de sais depositados nela.
Considera-se “temporária” pois esses ânions, combinados com os principais cátions (íons de carga positiva) presentes nesse tipo de água (cálcio e magnésio), são facilmente eliminados pelo aumento da temperatura. Então, ao ferver a água dura temporária esses sais precipitam e assim é possível removê-los.
Misturar o vinagre, o bicarbonato de sódio e o limão vai resultar em uma poderosa solução capaz de eliminar as manchas mais complicadas. Comece aplicando o limão diretamente sobre a superfície que você quer limpar, por aproximadamente dez minutos.
No entanto, os cátions de cálcio, magnésio e ferro II não são solúveis em água e reagem com os ânions do sabão formando compostos insolúveis. Dessa forma, esses cátions anulam a ação do sabão e aderem ao tecido que está sendo lavado (ou à beira da pia, do tanque, da banheira etc.).
Para a química, ela é considerada 'dura' quando há excesso de sais dissolvidos. Esse tipo de água possui sais de cátions cálcio, magnésio e ferro II. ... Quando a água se torna dura, fica impedida de realizar a ação de limpeza e pode trazer diversos prejuízos, principalmente econômicos.
A utilização da água dura, água que contém elevada quantidade de sais, pode trazer diversos problemas tanto para a saúde da população quanto para o uso industrial. São classificadas como duras as águas que contém elevada concentração de íons minerais de cálcio e magnésio dissolvidos.
Os 4 sinais de que a sua água é dura:
Água pesada, também chamada de água deuterada, é o óxido de deutério de fórmula D2O ou ²H2O. É quimicamente semelhante à água normal, H2O, porém com átomos de hidrogênio mais pesados denominados deutérios, isotopos cujos núcleos atômicos contém um nêutron além do próton encontrado em todos os átomos de hidrogênio.
D2O
8
Para iniciar a fusão, são necessários apenas dois isótopos do hidrogênio — deutério e trítio. O deutério é praticamente infinito, uma vez que está presente na água do mar. Já o trítio precisa ser fabricado.