O Expressionismo foi um movimento artístico da vanguarda europeia que surgiu no início do século XX, na Alemanha. Os artistas dessa época buscavam retratar a realidade humana de maneira subjetiva. ... No Expressionismo, o pintor se opõe à objetividade da imagem, valorizando, em contrapartida, o subjetivismo da expressão.
O impressionismo explora os contrastes e a claridade das cores, resplandecendo a ideia de felicidade e harmonia. ... Os principais artistas impressionistas foram Monet, Manet, Renoir, Camile Pissaro, Alfred Sisley, Vincent Van Gogh, Degas, Cézanne, Caillebotte, Mary Cassatt, Boudin, Morisot, etc.
Movimento revolucionário da arte moderna,surgiu em Paris em 1907 e 1908, cujo figuras principais foram Pablo Picasso e George Braque.
( ) O cubismo foi o movimento que mais explorou o subjetivismo, demonstrando intensa preocupação com o sofrimento humano. O dadaísmo foi um movimento caracterizado pela "anti-arte" e o questionamento do que seria arte frente aos absurdos que ocorriam no mundo com a Primeira Guerra.
Fauvismo era muito diferente em que os artistas fauvist desenhos pintados em um estilo simplificado. Apesar de não ser muito realista , objetos fauvist apareceu muito mais realista do que os itens pintados no estilo cubista. Com o cubismo , os artistas podiam mostrar mais do que um aspecto de um assunto de cada vez .
O expressionismo corresponde a "deformação" da realidade para expressar a natureza e o ser humano. O surrealismo procura expressar a ausencia da racionalidade humana e as manifestações do subconsciente.
O Dadaísmo, ou simplesmente “Dadá”, foi um movimento artístico pertencente às vanguardas europeias do século XX, cujo lema era: "a destruição também é criação". Foi considerado o movimento propulsor das ideias surrealistas e tinha um caráter ilógico, anti-racionalista e de protesto.