O reaproveitamento do lixo doméstico não é algo difícil de ser feito....
Quando começou a reciclagem? A preocupação com a produção excessiva de lixo e as maneiras reaproveitá-las surgiu na década de 1970, quando estudiosos e especialistas despertaram o interesse acerca dos problemas ambientais provocados pelos resíduos. ... Nessa mesma época começaram os primeiros serviços de coleta de lixo.
Gary Anderson
A origem da coleta seletiva é na Europa, os países pioneiros nesta ação foram a Alemanha e a França que adotaram medidas que objetivavam a questão dos resíduos sólidos. ... O conceito de coleta seletiva é: coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição.
Os benefícios da reciclagem
As setas representam um ciclo, sendo que a primeira seta representa a indústria, que produz um determinado produto (uma garrafa PET, por exemplo), a segunda refere-se ao consumidor, que utiliza esse produto (a pessoa que consome um refrigerante) e a terceira seta representa a reciclagem, que permite a reutilização da ...
Entre os benefícios da reciclagem destacam-se: A preservação do meio ambiente. Menos consumo de recursos naturais escassos. Ouso de menos espaço nos aterros sanitários. ... Na reciclagem de latas de alumínio destaca-se a redução da extração de bauxita e a economia de energia elétrica, que chega a 95% no processo produtivo.
Vantagens e Desvantagens da Reciclagem
Redução da poluição atmosférica e da poluição dos recursos hídricos; •Criação de novos negócios e mercados para os produtos reciclados. Desvantagens da Reciclagem: •Custos de recolha, transporte e reprocessamento; Por vezes, maior custo de materiais reciclados (em relação aos produzidos com matérias-primas virgens);
a poluição de rios, lagos e mananciais, seja por chorume ou pelo produto da degradação dos resíduos; o efeito estufa, já que a decomposição gera gás metano, que é considerado um dos gases mais agressivo à camada de ozônio.
Vantagens
A principal função de um aterro sanitário é reduzir o impacto ambiental do lixo no meio ambiente. E apesar das desvantagens, que veremos na próxima seção, existe uma redução substancial no impacto ambiental. ... No aterro sanitário, há uma conversão dos gases em fontes de energia renováveis.
Permite que o lixo seja depositado em um local correto, diminui as chances de contaminação, transmissão de doenças e tambem diminui o impacto visual. E o mais importante: Em aterros sanitarios, é possivel aproveitar o biogas gerado pelo lixo.
O aterro sanitário é uma obra de engenharia com o objetivo de tratar a decomposição final dos resíduos da forma mais ambientalmente correta possível. ... O interior do aterro possui um sistema de drenagem de gases, possibilitando a coleta do biogás (constituído por metano, CO2 e vapor de água) até a atmosfera.
A base do aterro sanitário deve ser constituída por um sistema de drenagem de chorume acima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade - P.E.A.D., sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material líquido para o solo, evitando assim a contaminação de lençóis freáticos.
Elementos do projeto de um aterro sanitário
Para construção de um aterro controlado procura-se, primeiramente, isolar uma área de um antigo lixão. Esse isolamento é feito com uma cobertura impermeável de manta plástica. ... Nos aterros controlados o biogás é queimado, assim como uma parte do chorume capturado por bombeamento é recolhido para a superfície.
Sua construção deve obedecer a critérios técnicos específicos em função dos resíduos. Desse modo, as operações de rotina devem ser feitas visando evitar problemas com poluição do solo, corpos hídricos e do ar. Conforme a NBR 8419/1992, aterro sanitário é uma técnica de disposição dos resíduos sólidos urbanos no solo.
Criados com o objetivo de diminuir o impacto causado pelo excesso de lixos em centros urbanos, os aterros sanitários são áreas de descarte de lixo sólido. ... Ao se decompor, o lixo sofrerá um processo químico e emitirá gás carbônico, metano e outros gases que contribuem para poluição da camada de ozônio.
Somente 10% vai para lixões controlados, 9% vai para aterros sanitários e somente 2% é reciclado. A queima de lixo que é bastante utilizada é também prejudicial, pois libera gases nocivos à atmosfera, empobrece o solo e desperdiça materiais recicláveis e de energia.
Os principais impactos ambientais causados pelo descarte incorreto de rejeitos no lixões são: