As condições encontradas para a exploração do petróleo na camada pré-sal apresentam situações como pressão da coluna de água, a acidez e as baixas temperaturas, que podem danificar componentes, prejudicando e encarecendo a extração. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Entenda como é feita a extração do petróleo do pré-sal A camada do pré-sal fica a cerca de 300 km da costa brasileira. Uma broca penetra cerca de 5.
O petróleo pode ser extraído de duas formas: em terra por meio de sondas de perfuração e no mar com plataformas marítimas. Para conseguirmos retirar o petróleo, temos que perfurar o solo até encontrar a rocha que o armazena. Na terra, o petróleo é encontrado abaixo de uma camada gasosa em alta pressão.
A extração de petróleo em terra é realizada através de plataformas onshore, que são instaladas após a exploração geológica da região. Quando o poço não é surgente, isto é, não jorra petróleo somente com a pressão dos fluidos existentes, é necessário o uso de unidades de bombeamento.
Estima-se que a camada pré-sal contenha 1,6 trilhão de metros cúbicos de gás e óleo. Se confirmada essa expectativa, as jazidas de petróleo brasileiras passarão a figurar entre as maiores do mundo, atrás apenas das reservas de Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait e Emirados Árabes Unidos.
A profundidade total - a distância entre a superfície do mar e os reservatórios de petróleo abaixo da camada de sal - pode chegar a 7 mil metros.
Para a Petrobras. São Paulo – Em mais um leilão sem concorrência, o governo Bolsonaro vendeu apenas uma das cinco áreas do pré-sal oferecidas nesta quinta (7), repetindo o fracasso do primeiro dia do “megaleilão”, ocorrido na quarta-feira anterior.
As maiores reservas de petróleo do Brasil e de outros países ficam em profundidades que vão de 2000 a 3000 m. Essa camada é denominada de camada pós-sal porque logo abaixo dela pode ser encontrada uma camada geológica formada por sal com profundidade de 3 000 a 5 000 m.
As seções do pré-sal são formadas por rochas reservatórios do tipo conglomerados/detríticas, e de carbonatos. Na camada pós-sal são encontradas rochas detríticas, como por exemplo, nos campos de Albacora, Atlanta, Marlim e Roncador.
O pré-sal é uma sequência de rochas sedimentares formadas há mais de 100 milhões de anos no espaço geográfico criado pela separação do antigo continente Gondwana. Mais especificamente, pela separação dos atuais continentes Americano e Africano, que começou há cerca de 150 milhões de anos.
O pré-sal é uma camada de petróleo localizada em grandes profundidades, sob as águas oceânicas, abaixo de uma espessa camada de sal. No final de 2007, foi encontrada uma extensa reserva de petróleo e gás natural nessa camada, em uma faixa que se estende por 800km entre o Espírito Santo e Santa Catarina.
Atual situação do pré-sal no Brasil
O Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) prevê que o investimento no pré-sal será de 1,7 trilhão de dólares nos próximos 30 anos.
O pré-sal é uma sequência de rochas sedimentares formadas há mais de 100 milhões de anos, no espaço geográfico criado pela separação dos atuais continentes Americano e Africano – como a própria Petrobras explica. Tecnicamente, é a terceira camada abaixo do nível do mar, sob as camadas de pós-sal e sal.
A camada pré-sal é um reservatório imenso de petróleo e gás natural em rochas calcárias. Ela está localizada na região litorânea entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo. ... Apesar de sua importância econômica, o petróleo não é um recurso natural renovável.
Pré-sal é um conjunto de rochas nas porções marinhas do litoral brasileiro com potencial para a geração e acúmulo de petróleo e gás natural. Essas rochas estão localizadas abaixo de camadas de sal, podendo atingir mais de 7 mil metros de profundidade abaixo do nível do mar. ...
O pré-sal é uma área de reservas petrolíferas encontrada sob uma profunda camada de rocha salina, que forma uma das várias camadas rochosas do subsolo marinho. As reservas do pré-sal encontradas no litoral do Brasil são as mais profundas em que já foi encontrado petróleo em todo o mundo.
petróleo
Em geologia, camada pré-sal refere-se a uma camada de rochas formadas preferencialmente por rochas carbonáticas, localizada abaixo de uma camada de sal.
Todavia, para chegar às camadas de gás e petróleo, tem sido perfurada por mais de 5000 metros de profundidade somente para atravessar a camada de pré-sal, e cerca de 11.
Ele pode estar nas primeiras camadas do solo ou até milhares de metros abaixo do nível do mar. É o caso das megarreservas descobertas na bacia de Santos nos últimos meses. O campo de Tupi, anunciado em outubro do ano passado, pode acrescentar até 8 bilhões de barris de petróleo aos 12 bilhões da nossa reserva atual.
Em primeiro lugar no ranking estão os Estados Unidos, com uma produção de 19,5 milhões de b/d, seguido pela Arábia Saudita, com 11,8 milhões b/d e pela Rússia, com 11,8 milhões b/d. O Brasil é, hoje, o oitavo maior produtor mundial com 3,67 milhões b/d.
Emirados Árabes Unidos – 97.