A pseudo-hiperpotassemia é mais frequentemente causada pela hemólise dos eritrócitos da amostra de sangue. Também pode ocorrer pseudo-hiperpotassemia como resultado da aplicação prolongada de um torniquete ou ao apertar excessivamente o punho ao coletar sangue venoso. Trombocitose pode causar pseudo-hiperpotassemia no soro (o potássio nas plaquetas é liberado durante a coagulação), como pode leucocitose extrema pode causar.
O tratamento para potássio baixo depende da causa, dos sintomas apresentados e da concentração de potássio no sangue, mas geralmente é indicado pelo médico a ingestão de suplementos orais de potássio e o consumo de alimentos ricos nesse mineral. Nos casos mais graves pode ser necessária a administração de potássio diretamente na veia.
Graduado em Biotecnologia pela Universidade de León (2017). Ele está cursando um Mestrado em Pesquisa e Marketing de Medicamentos da Fundação Teófilo Hernando em colaboração com a Universidade Autônoma de Madri.
Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) — dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Global Medical Knowledge
Assim, o médico pode pedir um exame de sangue para avaliar os níveis de potássio sempre que surgem sintomas sem causa específica, de forma a ajudar no diagnóstico e adequar o tratamento.
Atualmente trabalha na IQVIA, uma organização multinacional dedicada à realização de ensaios clínicos.
Dessa forma, ter potássio alto ou baixo no sangue pode levar ao aparecimento de diversos sintomas e problemas de saúde desde cansaço excessivo, até alterações do batimento cardíaco e desmaios. Entenda melhor o que é o potássio e para que serve.
O diagnóstico da causa da hiperpotassemia requer uma história detalhada, incluindo revisão dos fármacos, exame físico com ênfase no estado do volume e medidas de eletrólitos, ureia e creatinina. Nos casos em que há insuficiência renal, são necessários exames adicionais, incluindo ultrassonografia renal para excluir obstrução.
Em qualquer caso, é fundamental que o tratamento seja realizado sob orientação médica, pois o desequilíbrio nos níveis de potássio pode ser prejudicial para a saúde e requer acompanhamento adequado.
Durante 17 meses esteve envolvido em diferentes equipes de investigação na Faculdade de Ciências Biológicas da Universidade de León . Além disso, trabalhou em vários laboratórios de análises clínicas. Além disso é editor de Conteúdo de artigos focados em saúde e bem-estar.
Patirômero e ciclossilicato de zircônio sódico não são recomendados para uso como tratamento de emergência para nível de potássio agudamente baixo por causa da demora no início da ação desses fármacos.
A hipercalemia também pode ocorrer após a liberação grande quantidade de potássio das células. O deslocamento rápido de potássio das células para o sangue pode oprimir os rins e resultar em hipercalemia de risco à vida.
Se não forem identificadas alterações do ECG e a função renal estiver preservada, as manobras, como para hiperpotassemia leve, geralmente são eficazes. São necessárias medições séricas de potássio para assegurar que o tratamento da hiperpotassemia foi bem-sucedido.
O excesso de potássio no sangue é chamado de hipercalemia ou hiperpotassemia. Quando o excesso de potássio é leve, normalmente não provoca qualquer tipo de sintoma, porém quando a concentração desse mineral fique muito elevada, podem surgir sintomas como redução dos batimentos cardíacos, palpitações, fraqueza muscular, dormências e vômitos.