EQST

O Que Pesquisa Com Clulas-tronco?

O que é pesquisa com Células-tronco?

A pesquisa com as células-tronco é fundamental para entender melhor o funcionamento e crescimento dos organismos e como os tecidos do nosso corpo se mantêm ao longo da vida adulta, ou mesmo o que acontece com o nosso o organismo durante uma doença.

O que é pesquisa com Células-tronco embrionárias?

As pesquisas realizadas com o uso dessas células têm demonstrado a sua eficácia no tratamento de diversas doenças, a exemplo da leucemia, doenças cardíacas e doenças hematológicas. As células-tronco embrionárias, por sua vez, apresentam a capacidade de formar qualquer tecido do corpo.

Como anda as pesquisas com Células-tronco no Brasil?

No Brasil, o estudo de células-tronco embrionárias é regulamentado pela lei de Biossegurança de 2005 (Lei 11105/05, artigo 5º), que permite o uso, em pesquisas científicas, de embriões humanos inviáveis ou que estejam congelados há pelo menos três anos, com o consentimento dos pais.

Como acontecem as pesquisas com Células-tronco embrionárias?

Por ter a capacidade de se transformar em qualquer tipo celular, as células-tronco embrionárias têm sido largamente utilizadas para pesquisas. Elas são retiradas de embriões com cinco dias de desenvolvimento, fruto de fertilizações in vitro.

Porque a pesquisa com Células-tronco é tão polêmica?

É aí que mora a polêmica, pois para se utilizar células tronco embrionárias para fins de pesquisa o embrião precisaria ser destruído, o que para algumas pessoas seria considerado interrupção da vida.

Qual a importância da pesquisa de Células-tronco?

Qual a importância das pesquisas com células-tronco? Elas têm potencial para revolucionar a medicina. Seria possível fazer órgãos sob medida, acabando com as filas de transplantes. Também há estudos para desenvolvimento de terapias contra diabetes e algumas formas de câncer.

Qual o uso das Células-tronco embrionárias?

O uso clínico das células-tronco embrionárias apresenta-se como a principal esperança da ciência no tratamento de diversas doenças neuromusculares degenerativas e de inúmeras outras doenças sem cura até o presente momento.

O que diz a lei brasileira sobre a utilização de Células-tronco embrionárias em pesquisas?

Desde 2005, legislação brasileira permite “para fins de pesquisa e terapia, a utilização de células-tronco embrionárias obtidas de embriões humanos produzidos por fertilização in vitro e não utilizados no respectivo procedimento”. ... A lei também proíbe e criminaliza a comercialização do material biológico.

Qual a utilização das células troncos?

Crianças e adultos: A medula óssea e o sangue de crianças e adultos contêm células-tronco. Essas células-tronco só podem produzir células sanguíneas. Estas células-tronco são normalmente utilizadas para transplantes.

Qual o uso das células tronco embrionárias?

O uso clínico das células-tronco embrionárias apresenta-se como a principal esperança da ciência no tratamento de diversas doenças neuromusculares degenerativas e de inúmeras outras doenças sem cura até o presente momento.

Onde se encontra células tronco embrionárias?

As células tronco embrionárias são extraídas do doador na fase de mórula do zigoto. Essas são totipotentes e possuem grande capacidade de se transformar em outros tipos celulares, até mesmo de gerar um indivíduo por completo.

Que polêmica envolve o uso de Células-tronco embrionárias?

Desde então, os estudos com células-tronco embrionárias estão suspensos no Brasil e o tema está sendo discutido no Supremo Tribunal Federal. A proibição das pesquisas foi baseada no argumento de que dois princípios constitucionais são violados nessa circunstância: o direito à vida e à dignidade dos embriões.

Quando as pesquisas biológicas com Célula-tronco começam a acontecer no mundo da Ciência?

A primeira pesquisa em células-tronco embrionárias humanas que se tem notícia foi publicada em 1998 pela equipe do Professor James A. Thomson, da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos.

Por que há tanta polêmica em torno do uso das células tronco embrionárias?

É aí que mora a polêmica, pois para se utilizar células tronco embrionárias para fins de pesquisa o embrião precisaria ser destruído, o que para algumas pessoas seria considerado interrupção da vida.

Por que o uso de células tronco embrionárias têm mais sucesso do que o uso de células tronco adultas?

Menos versáteis que as embrionárias, as células-tronco adultas têm uma vantagem: parecem ser mais seguras. Nas terapias experimentais são injetadas nos pacientes células-tronco extraídas, em geral, deles mesmos. Isso elimina o risco de rejeição ao material implantado e reduz a ocorrência de outros problemas.

Por que o Supremo Tribunal Federal considerou que a pesquisa com Células-tronco embrionárias não viola o direito à vida e à dignidade humana no Brasil?

O ministro Cezar Peluso proferiu voto favorável às pesquisas com células-tronco embrionárias. Para ele, essas pesquisas não ofendem o direito à vida, porque os embriões congelados não equivalem a pessoas.

Porque a lei permite o uso de embriões para pesquisa?

As células-tronco embrionárias são essenciais para a pesquisa porque possuem capacidade como nenhuma outra de se diferenciar em qualquer tipo de tecido, ou seja, conseguem dar origem a qualquer um dos 216 tecidos que formam o corpo humano. E isto representa um grande potencial para a medicina.

Qual a importância das Células-tronco na formação de células sanguíneas?

As células-tronco são capazes de substituir esses glóbulos vermelhos, curando doenças causadas por sua defasagem, como a leucemia. Duas propriedades únicas das células-tronco permitem que elas sejam essa grande fonte de cura: Podem se dividir várias vezes (alta capacidade de multiplicação).