Parasito estenoxênico: é o que parasita espécie de vertebrados muito próximas. Parasito eurixeno: é o que parasita espécie de vertebrados muito distinta. Parasito facultativo: é o que pode viver parasitando um hospedeiro ou não, isto é, pode ter hábitos de vida livre ou parasitária.
Os parasitos monoxenos são aqueles cujo ciclo vital se processa em apenas um hospedeiro; já os parasitos heteroxenos desenvolvem-se sucessivamente em dois ou mais hospedeiros de espécies diferentes.
Quanto ao número de células, os parasitas podem ser classificados em unicelulares ou pluricelulares. Quando um parasita unicelular se instala no seu hospedeiro, falamos em infecção. Se o parasita é pluricelular, à sua instalação no hospedeiro dá-se o nome de infestação.
Classificação dos parasitas
Em ecologia, chamam-se endoparasitas os parasitas que vivem no interior do corpo do hospedeiro, como é o caso das tênias e nematelmintos. Invadem o corpo do hospedeiro para alimentar-se ou procriar.
O parasitismo é uma dessas relações que não causam benefícios a todos e ocorre entre organismos de espécies diferentes. ... Chamamos de parasita o organismo que retira seu alimento do outro indivíduo e de hospedeiro o indivíduo que está sendo parasitado.
Amebíase é o nome da doença causada pela ameba Entamoeba histolytica, um protozoário que pode causar graves sintomas gastrointestinais, como diarreia sanguinolenta e abscesso no fígado. A amebíase é uma infecção que ocorre no mundo inteiro, mas é mais comum em regiões pobres e com saneamento básico precário.