Griffith matou algumas células virulentas, fervendo-as, e injectou-as nos ratos. Os ratos sobreviveram, mostrando que as carcaças das células não causam a morte. No entanto, ratos injectados com uma mistura de células virulentas mortas pelo calor e células não virulentas vivas morreram.
A) O mecanismo de recombinação observado foi o da transformação, por meio do qual fragmentos do DNA da bactéria morta são lançados no citoplasma da bactéria viva e se recombinam com o material genético celular, com isso a bactéria receptora apresenta cápsula.
As bactérias podem incorporar DNA exógeno em um processo denominado transformação. A transformação é um passo fundamental na clonagem de DNA. Ocorre após clivagem e ligação e transfere plasmídeos recém-criados para bactérias. Após a transformação, as bactérias são selecionadas em lâminas antibióticas.
James Watson e Francis Crick descobrem a estrutura molecular do DNA, o material hereditário da vida, que tem a forma de uma dupla hélice.
Acredita-se que o primeiro material genético tenha sido o RNA, ocorrendo inicialmente em moléculas de RNA autorreplicantes, flutuando em corpos de água. Este período hipotético na evolução da vida celular é conhecido como o mundo do RNA.
Os ácidos nucleicos (DNA e/ou RNA) são estudados por técnicas que amplificam este material em escala geométrica, sendo a PCR (Polymerase Chain Reaction – Reação em Cadeia da Polimerase), a mais usada.
O material genético consiste em informações que determinam as características de um indivíduo. Ele contém todas essas informações nos genes, sendo responsáveis pela síntese de proteínas, formação de moléculas, entre outras funções.
São os gametas sexuais, são células haploides com apenas metade do material genético, por exemplo, em humanos os gametas só possuem 23 cromossomos, enquanto as demais células humanas possuem 46 cromossomos.
O genoma é uma célula haploide de cromossomos característico de cada espécie sendo assim um conjuntos de todos os genes de uma especie de ser vivo. Cada gene é feito por uma sequência de ácidos nucleicos: as biomoléculas mais importantes do controle celular, pois tem a informação genética.
O núcleo celular é um componente exclusivo das células eucariontes que são mais complexas, por tanto, encontradas em animais, vegetais, fungos, protozoários e algas. Nele podemos encontrar o material genético (DNA), que por sua vez é responsável por carregar toda informação genética.
As células procariontes (do latim pro - primeiro e cario - núcleo) podem ser definidas, grosso modo, como as células que não possuem material genético delimitado por um envoltório nuclear. Isso quer dizer que seu material genético está disperso no citoplasma.
Origem das Células – Vida. ... Admite-se que as primeiras células que surgiram na terra foram os procariontes. Isso deve ter ocorrido há 3,5 bilhões de anos, no começo do período pré-cambiano. Naquela época a atmosfera provalvelmente continha vapor de água, amônia, metano, hidrogênio, sulfeto de hidrogênio e gás carbônico.
Uma vez que a vida tivesse acumulado energia química da água, segundo Russell e Martin, ela começava a criar moléculas como o RNA. Eventualmente, ela teria criado sua própria membrana e se transformado em uma célula real, escapando das paredes rochosas e porosas do respiradouro seguindo rumo ao oceano.
Segundo a hipótese da evolução molecular as primeiras células teriam sido formadas nos mares primitivos a partir de aglomerados de moléculas orgânicas, que por sua vez teriam se originado das reações químicas — impulsionadas por descargas elétricas e radiação UV — entre as moléculas que compunham a atmosfera primitiva.
“As primeiras células eucarióticas teriam surgido a partir das células procarióticas, que passaram a desenvolver dobramentos da membrana plasmática, tornando-se ainda maiores e complexas.
A membrana plasmática é formada por uma bicamada lipídica, na qual estão inseridas proteínas. ... A exocitose é um processo em que vesículas formam-se no interior da célula e fundem-se com a membrana, liberando a substância que estava dentro da célula para fora dela.
A origem das células eucariontes a partir de organismos ancestrais anaeróbios procariontes, provavelmente cerca de 1,7 bilhões de anos, promoveu maior complexidade, portanto especialização da estrutura celular.
A membrana plasmática, também chamada de membrana celular ou plasmalema, é uma estrutura que delimita a célula, separando o meio intracelular do meio externo. ... O modelo que representa a estrutura da membrana plasmática é denominado de mosaico fluido.