Refrigerantes e bebidas alcoólicas Refrigerantes geralmente devem ser evitados, pois contém substâncias estimuladoras que causam efeitos que não são bons ao nosso corpo, como, por exemplo, queimação no estômago, sensação de dor abdominal, arrotos e gases que podem causar cólicas intestinais.
Os pacientes com câncer devem evitar ambientes fechados e principalmente aglomerações, além de evitar contato com qualquer pessoa que tenha sintomas gripais e/ou que esteja em investigação para possível infecção pelo coronaírus.
De modo geral, as relações sexuais não estão proibidas durante o tratamento (a não ser que esta seja uma prescrição médica, claro). Mas alguns cuidados são importantes! Durante o tratamento com quimioterapia ou radioterapia, deve-se evitar a gravidez, pois o feto pode ser agredido.
Quando bate a vontade de comer um doce, o chocolate é logo a primeira opção. A boa notícia é que ele pode ser consumido pelo paciente em tratamento de câncer, porém da maneira correta.
Como minimizar a dor no corpo após a quimioterapia?
Algumas drogas que compõem a quimioterapia podem causar dor nas juntas ou nos músculos. Quando isso ocorre uma vez, espera-se que aconteça de novo ao reutilizar a droga. Por isso, é importante descrever para o oncologista em detalhes o que ocorreu, para que este verifique a melhor estratégia de controle.
Um câncer na região da cabeça e pescoço pode criar um nódulo que comprime tecidos, músculos e vasos, por exemplo, causando dor. Um tumor que se dissemina ao redor da medula espinhal pode causar compressão, produzindo na região da coluna uma dor intensa e que pode ser paralisante se não for corretamente tratada.