“Onicosquizia é a descamação da lâmina da unha, principalmente nas pontas, podendo ocasionar fissuras. Já a onicorrexe são estriações longitudinais que acontecem na superfície da placa ungueal, proporcionando um aspecto irregular das unhas”, informa a dermatologista Janine Pichler.
O que é onicogrifose? Esse distúrbio afeta os pés. Quem sofre com o problema percebe que o espessamento de suas unhas se curvam para cima ou para baixo, durante o seu crescimento. A condição afeta um ou mais dedos e, normalmente, é vista em pessoas mais velhas.
Onicogrifose pode ser causada por vários fatores, incluindo a má irrigação sangüínea, infecção, lesões, diabetes, a insuficiente ingestão de nutrientes e a malformação congênita (de nascença) da matriz ungueal: os traumatismos repetidos na unha por pressão de calçados inadequados; a paroniquia crônica ou micose das ...
A unha encravada, ou onicocriptose, é uma inflamação causada pelo crescimento de parte da unha em direção à pele, provocando lesão da mesma. Costuma surgir no primeiro dedo, o conhecido dedão do pé.
Unha com curvatura ressaltada, afunilada ou pressionada nas bordas pode ser aliviada com o uso de órtese ungueal, que é um tipo de aparelho corretivo. De acordo com a podóloga Claudete Leite, esse recurso corrige o crescimento da unha, através de um tratamento que pode durar meses.
Órteses ou Onicoórtese é um dispositivo que fixado na lâmina ungueal (unha) apresenta eficiente capacidade de tração mecânica, cuja principal finalidade é correção, dimensionando-a mais próximo possível do padrão ortostático. A aplicação da órtese é uma ótima opção para o tratamento corretivo de unhas deformada.
A princípio achamos que sua importância está ligada unicamente à estética,também,mas o verdadeiro valor de uma curvatura está mais relacionado à resistência do alongamento. A curvatura é oque segura os impactos causados por atritos involuntários no dia a dia.
Unhas curvadas para baixo e de coloração arroxeadas podem significar problemas cardíacos. Unhas amareladas pode significar problemas de doenças hepáticas, ou aumento de betacaroteno ou apenas resíduo de esmaltes que pigmentam a lâmina da unha.
Unhas mais moles e curvadas para foram pode ser um sintoma que aponta para fragilidade e problemas na saúde. Na maioria dos casos, está relacionada à deficiência de ferro no sangue. Procure um médico para maiores informações.
A Dra. Gabbi explica que, se houver prejuízo à fábrica da unha, ela pode nunca mais crescer. Mas, em casos mais simples, as unhas das mãos levam cerca de 40 dias para "despontar" e 3 meses para crescer completamente. Já na unhas dos pés, esse tempo tende a ser de quatro a cinco vezes maior.
Em média, as das mãos crescem 3 milímetros por mês. Já as unhas dos pés demoram mais tempo, com uma média de 1,5 milímetro no mesmo tempo. Isso levando em consideração bons hábitos e cuidados com as camadas, que proporcionam uma unha saudável. Se a unha da mão cair por completo pode levar até 6 meses para crescer.
1) As unhas cresem, em média, 3,5 milímetros por mês Segundo uma pesquisa da Academia Americana de Dermatologia, as dos pés crescem 1,6 milímetros por mês.
As unhas das mãos crescem cerca de 3 mm por mês e as dos pés crescem mais lentamente, numa taxa que varia de 1 a 1,5 mm por mês.
A unha demora de 6 a 9 meses para crescer no tamanho que era anteriormente, e é mais lento nos pés do que nas mãos. Existem vitaminas, como a biotina, para acelerar esse crescimento.
Os pés ficam menos expostos Afinal, estamos constantemente batendo, coçando, tocando, arranhando e causando pequenos traumas nelas. Apesar de serem na maioria das vezes insignificantes, esses fatores podem estimular o crescimento das unhas.
Ao manter as suas unhas saudáveis e firmes, as suas unhas podem crescer mais rápido, assim algumas dicas ajudam as unhas a crescer mais rápido são:
Como acabar com a micose A micose de unha pode ser tratada com antifúngicos em forma de comprimidos, prescritos pelo dermatologista, como o Fluconazol ou o Itraconazol, ou através da aplicação de uma pomada ou esmalte diretamente na unha, como o Loceryl, a Micolamina ou o Fungirox, por exemplo.
O tratamento para micose de unha pode ser feito com remédios como Fluconazol, Itraconazol ou Terbinafina ou com uso de loções, cremes ou esmaltes como por exemplo, loceryl, Micolamina ou Fungirox, com laser ou mesmo com a ajuda de remédios caseiros.
A micose é uma doença de pele que tem cura pois é provocada por fungos que podem ser completamente eliminados com o uso dos remédios antifúngicos adequados como Isoconazol, Cetoconazol ou Miconazol.