Nós nos conhecemos na faculdade e começamos a nos afastar depois da formatura. Ele se mudou para o centro-oeste para fazer pós-graduação e eu fiquei em Nova York, mas nos visitávamos quando nossas circunstâncias e orçamentos permitiam. Também trocávamos emails –no início com frequência, depois menos. Tentei não pensar muito sobre a época em que nosso relacionamento terminou, mas recentemente desenterrei meu último e-mail para ele, de 12 anos atrás.
De acordo com o portal Psicologia On-line[1], quando ele some e não está mais afim existem passos que você pode seguir para recuperar-se da situação:
O ideal é não se apegar às regras gramaticais do português, porque, como já deu para perceber, as possibilidades de tradução são várias e a chance de cometer erros é grande.
Às vezes é óbvio que um amigo terminou com você, como foi o meu caso. Mas, muitas vezes, as amizades simplesmente desaparecem. Por exemplo, um estudo frequentemente citado com jovens adultos descobriu que a separação física era o motivo mais comum para o fim das amizades.
"Estou escrevendo isto como uma última tentativa de fazer contato", escrevi numa nota que me faz sentir uma combinação de mágoa e constrangimento, mesmo hoje. "Espero que possamos nos reconectar."
Há "uma certa vergonha" em ser dispensado por um amigo, diz Irene S. Levine, psicóloga e autora de "Best Friends Forever: Surviving a Breakup with Your Best Friend" (Melhores amigos para sempre: sobrevivendo a uma ruptura com seu melhor amigo, em português). Ela acredita que muito disso vem da mitologia de que você deve manter seus amigos por toda a vida, quando na verdade uma pesquisa feita na Holanda sugere que as pessoas podem perder cerca de metade dos amigos em sua rede social a cada sete anos.
Também pode ajudar reconhecer que ser dispensado é uma forma de "perda ambígua", termo da psicologia que descreve uma perda sem informação ou encerramento. Marisa Franco, psicóloga que estuda amizades, diz que é normal se sentir triste, com raiva ou envergonhado.Também é normal remoer o fato.
Você tem “any idea” de como esse tema é importante e causa confusão na hora de estudar inglês? Talvez você esteja se perguntando o porquê de usarmos “any idea” ao invés de “some idea”, mas, não se desespere, essa é uma dúvida muito comum! Principalmente porque não temos uma correspondência idêntica no português, o uso de “some” e “any” pode soar pouco familiar, contudo, este artigo é justamente para te ajudar a aprender esse tema de uma vez por todas!
O conteúdo deste artigo não foi feito para substituir orientações médicas, assim como exames, diagnósticos ou tratamentos. Entre em contato com um médico ou outro profissional de saúde sempre que quiser começar, mudar ou interromper qualquer tipo de tratamento de saúde.
Como já falamos aqui, é importante identificarmos os substantivos contáveis e incontáveis e, caso estejamos diante de uma palavra contável no singular, não podemos usar “some” e “any”.
Freedman alertou que não há nenhuma pesquisa sobre as melhores estratégias para ajudar alguém a lidar com esse quase desaparecimento de um amigo –e enfatizou que a maior parte da pesquisa sobre ghosting se concentrou em namoro e situações românticas. Mas ela e outros especialistas que estudam amizade e fenômeno ofereceram várias abordagens que podem ajudar.
Muitos homens estão acostumados a fazer isso em vez de lidar com a situação, apesar de que já deveriam ter aprendido que essa não é a maneira correta e comunicar o desinteresse. Afinal, a responsabilidade emocional é primordial em qualquer relação. Existem mulheres que também agem assim quando querem dar um “chega pra lá em alguém”, mas esse não é o melhor caminho nem o mais respeitoso caso tenha perdido o interesse em alguém.
É possível que passar pelo processo de que uma relação que você acreditou que iria se desenvolver tenha acabado precocemente seja bastante difícil. Por isso, no umCOMO separamos uma lista de o que fazer quando ele some para você atravessar esse momento com distração e ver que com o passar do tempo, cada dia você estará melhor até que essa relação vire uma lembrança e um aprendizado. Você pode, inclusive, fazer uma atividade por dia, até que você se sinta melhor, mesmo que, para isso, você precise repetir itens da lista.
Portanto, usamos “some” e “any” para fazer a referência de quantidade daquilo que estamos tratando. A grande questão, que será detalhadamente tratada abaixo, é saber quando usar “some” ou “any”.
No entanto, pesquisas sugerem que experiências como a minha são bastante comuns. Em um estudo de 2018, 39% dos participantes disseram um dos seus amigos sumiram. E um estudo publicado no início deste ano descobriu que as pessoas geralmente se sentem tão magoadas depois de serem dispensadas por um amigo quanto quando isso acontece com um parceiro romântico.
"Você pode apenas dizer: 'Ei, amigo, não tenho notícias suas há algum tempo. Neste ponto, não tenho certeza se ainda está interessado em nossa amizade", afirma Franco. "Tente fazê-lo apenas ser honesto com você. Acho que aqueles que somem costumam pensar que a honestidade é pior do que ghosting."
O tempo todo, seja na linguagem escrita ou falada, são utilizados “some” e “any” antes de substantivos, sendo, portanto, importantíssimo saber diferenciar o uso de um ou de outro. Por exemplo, quando se está em uma viagem internacional, é bastante comum a abordagem por nativos questionando se é necessária “some help”, não é mesmo?
Ambas as construções estão corretas, o que muda é o sentido de cada uma das frases, portanto, as diferenças entre “some” e “any” devem ser respeitadas para que a correta mensagem seja transmitida.
Não há nenhum problema em ficar triste caso você perceba isso e ainda assim goste dele. Tire o tempo necessário para ficar bem e seguir em frente com a ajuda das suas amigas e das pessoas que você mais gosta e confia.
Some lady called here looking for you. I told her you were in a meeting. – Alguma moça ligou procurando por você. Eu disse que você estava em reunião.