O Período Cambriano (541–485.
A explosão Cambriana ou explosão câmbrica foi o aparecimento relativamente rápido, em um período de alguns milhões de anos, dos filos mais importantes, durante o período Cambriano há cerca de 530 milhões de anos, conforme encontrado no registro fóssil.
A explosão cambriana e a origem dos ecossistemas marinhos modernos. “O rápido aparecimento de uma grande variedade de animais – particularmente bilaterianos – levou ao desenvolvimento de novas interações ecológicas radicais, como a predação.
Há cerca de 530 milhões de anos, um vasta variedade de animais apareceu repentinamente no cenário evolutivo em um evento denominado A Explosão Cambriana.
Entende-se por Biota Ediacarana (anteriormente Vendiana), um enigmático conjunto de seres de aspecto tubular e sésseis em forma de fronde (estacionários) que viveram durante o Período Ediacarano (ca. 635-542 Ma).
Uma explosão evolutiva 540 milhões de anos atrás encheu os mares com uma espantosa diversidade de animais. O gatilho por trás da revolução está finalmente entrando em foco. Os oceanos tinham tão pouco oxigênio que os peixes modernos rapidamente morreriam ali. ...
Os primeiros animais com partes duras mineralizadas surgiram no Cambriano, como por exemplo, moluscos e braquiópodes. Os mares do Cambriano eram abundantes em trilobitas, graptozoários, braquiópodes, moluscos e arqueocitacídeos (Figs. 2 e 3).
Verificado por especialistas No caso do modelo evolucionista podemos dizer que esses fosseis são de extrema importância para saber a origem humana e entender um pouco mais sobre essa ancestralidade que os humanos tiveram, por isso o desafio é pesquisar sobre cada um para ver quais tem semelhanças com os humanos.
Os primeiros artrópodes (Filo Arthropoda) surgiram a mais de um bilhão de anos, nos mares do Pré-Cambriano e, a partir de um provável ancestral único e exclusivo, estes animais passaram por uma enorme irradiação evolutiva, ocupando atualmente os mais variados ambientes no planeta.
A denominação carbonífero foi atribuída porque é nesse período que surgem as vastas camadas de carvão n norte da Europa, Ásia e América do Norte.
Era Mesozoica. A Era geológica Mesozoica se inicia quando há somente um continente na Terra, Pangeia. Durou entre 241 milhões e 65,5 milhões atrás, compreendendo os períodos: Triássico, Jurássico e Cretáceo.
A alternância das eras geológicas foi estabelecida através de alterações significativas na crosta terrestre, sendo, portanto, classificadas em cinco eras geológicas distintas: Arqueozoica, Proterozoica, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica.
A história da terra está dividida em quatro éons: Hadeano, Arqueano, Proterozoico e Fanerozoico. Com exceção do Hadeano, todos os éons são divididos em eras. Uma era geológica é caracterizada pelo modo como os continentes e os oceanos se distribuíam e como os seres vivos nela se encontravam.
Entende-se por tempo geológico o tempo decorrido desde o final da fase formativa da Terra até os nossos dias. Muito antes das primeiras datações radiométricas das rochas constitutivas da crosta terrestre, já se dividia o tempo geológico.
Um período geológico é a divisão de uma era na escala de tempo geológico. Somente as eras do Éon Arqueano e o Éon Hadeano não se dividem em períodos. As rochas depositadas durante um período são unidades estratigráficas chamadas de sistema. ...