Resposta. O encontro de placas tectônicas divergentes ocorre o aparecimento de uma cordilheira. O encontro de placas convergentes ocorre vulcões, terremotos , arcos de ilhas etc. O encontro de placas conservativas ocorre uma falha aonde uma escorrega lateralmente á outra no qual também provoca/ ocorre terremoto.
Convergente: placas que se movimentam na direção umas das outras. Com isso, elas colidem e geram eventos terrestres, como tremores e alterações no relevo, como o surgimento de montanhas; Divergente: placas que se afastam uma das outras, como as placas dos continentes africano e sul-americano.
Movimento convergente: Convergente lembra contrário, então nesses casos as placas fazem movimentos de aproximação e, por isso, se chocam. Esses eventos formam as cadeias de montanhas. Movimento divergente: Divergente lembra diferente, então pensa que as placas vão ir em sentidos opostos, se afastando.
Resposta. orogênese- Processo tectonico causado por movimentos horizontais da crosta terrestre. epirogênese- Movimento tectonico causado por pressoes verticais do magma.
Orogênese e Epirogênese – ou, simplesmente, orogenia e epirogenia – são tipos de classificação dos movimentos tectônicos. ... Os resultados dos movimentos orogênicos são a formação de grandes cadeias de montanhas e cordilheiras, uma vez que o encontro entre as placas provoca o soerguimento do relevo terrestre.
Resposta. A Terra, possui em seu interior movimentos horizontais, em que as placas tectônicas se chocam: é a orogênese. Geologicamente, é um movimento de curta duração. Movimentos verticais, e, de longa duração geológica são epirogenéticos.
substantivo feminino Geologia Estudo da formação das montanhas.
Algumas montanhas se formam pela atividade de vulcões. ... Outras montanhas são formadas por movimentos dentro da crosta da terra. A teoria das placas tectônicas explica a formação desse tipo de montanha. A superfície da Terra é dividida em partes enormes chamadas placas, que se deslocam muito lentamente.
A falha transcorrente – também chamada de falha horizontal – acontece quando há deslocamento no plano horizontal entre os dois blocos, sendo mais comum em zonas de encontro entre duas placas tectônicas, quando essas também se movimentam horizontalmente.
Com 11.
As fossas oceânicas ou abissais são as regiões mais profundas dos oceanos, são zonas do encontro entre placas tectónicas, onde uma dessas placas mergulha sob a outra.
Principais fossas oceânicas, em ordem de grandeza:
As fossas oceânicas são depressões profundas causadas pela aglomeração da crosta oceânica localizadas em continentes e no fundo dos mares, as principais são: Fossa Sandwich do Sul: Localizada no Oceano Antártico entre a América do Sul e a Antártida, apresenta 7.
Com 2,5 mil km de comprimento e 69 km de largura, a Fossa das Marianas, localizada ao sul do Japão, marca a fronteira entre duas placas tectônicas. Ela chega a uma profundidade de até 11 mil metros.
fossa das Marianas
10.