EQST

O Que Argila Esmectita?

O que é argila Esmectita?

Esmectitas organofílicas são argilas que contém moléculas orgânicas intercaladas entre as camadas estruturais ou adsorvidas nas superfícies.

Qual as principais características estruturais das Esmectitas?

As esmectitas possuem como características principais o alto poder de inchamento, até 20 vezes seu volume inicial, atingindo espaços interplanares de até 100 Å, alta área superficial ( até 800 m2/g), capacidade de troca catiônica (CTC) na faixa de 60 a 170 meq/100g e tixotropia.

O que são unidades Tetraédricas e unidades Octaédricas dos argilominerais?

Os argilominerais pertencem à classe mineral dos filossilicatos, são constituídos pela superposição de lâminas tetraédricas de silício e lâminas octaédricas de alumínio, e ocorrem predominantemente na argila (fração com diâmetro < 2 µm) encontrada nos solos.

O que é substituição Isomórfica *?

A substituição isomórfica (SI) do Fe pelo Al ou, em menor escala, por outros metais na grade cristalina dos óxidos de Fe, depende basicamente da disponibilidade destes durante o processo de formação (Schwertmann & Cornell, 1991). ... Baseado neste princípio, Schwertmann et al.

O que é Esmectita natural?

Esmectitas são argilas do tipo 2:1 (Figura 1) cuja estrutura é formada por duas camadas tetraédricas contendo normalmente silício, alumínio e ferro (III), que envolvem uma camada octaédrica contendo alumínio, magnésio, ferro (II e III), além de outros elementos.

São exemplos de argilominerais?

Os principais grupos de argilominerais são caulinita, ilita e esmectitas ou montmorilonita.

O que é substituição Isomórfica nos Argilominerais do solo?

Outro evento muito importante que acontece com os argilominerais 2:1 é a substituição isomórfica, que é a troca do alumínio nos octaedros por ferro e magnésio ou ainda do silício por alumínio nos tetraedros. Tais substituições são muito importantes porque originam as chamadas cargas permanentes.

Qual é a estrutura da montmorilonita?

A montmorilonita (MMT) é um argilomineral composto por camadas estruturais constituídas por duas folhas tetraédricas de sílica e uma folha central octaédrica de alumina, unidas entre si por átomos de oxigênio comum a ambas as folhas.

Qual a estrutura da argila?

As argilas comuns (argilas cerâmicas) são constituídas geralmente de dois minerais argilosos, a esmectita e a illita, podendo haver outras espécies associadas. ... Preferem-se, porém, aquelas com no máximo 30% de caulinita e com 25-50% de minerais não argilosos de granulação fina.

Quem são os argilominerais?

Argilominerais são filossilicatos que ocorrem em tamanhos muito pequenos (“tamanho argila”, correspondendo a tamanhos inferiores a 2 micra) e, por isso, não podem ser identificados ao microscópio petrográfico. ... Diversos argilominerais desenvolvem-se nas rochas, como esmectitas, caulinita, dickita, ilita e outros.