Acerca do poder diretivo do empregado, este é entendido como a faculdade atribuída ao empregador para que possa dirigir o modo como a atividade do empregado é exercida, vinculada ao contrato de trabalho, na esfera da atividade empresarial.
O poder de direção do empregador, não é ilimitado, pois o empregado não está obrigado a cumprir ordens ilegais. O poder diretivo se divide em poder de organização, poder de controlar e poder de disciplinar o trabalho. ... Além disso, o empregador estabelecerá se sua atividade será comercial, agrícola, industrial etc.
As instituições disciplinares constituem a vertente obscura da luta pelos direitos, elas protegem, mas também obrigam. Do universal nasce uma assimetria local. A forma jurídica que garante os direitos com uma mão opera as disciplinas com a outra.
Se a principal premissa da sociedade disciplinar era fazer com que o indivíduo modelasse o seu comportamento. A partir da possibilidade de estar a ser vigiado por alguém (inspector), essa perspectiva transmutou-se. O que presenciamos na sociedade de controle é que houve uma espécie de incorporação da disciplina.
Sumário: Mandado de Injunção; Mandado de Segurança Coletivo; Ação Popular; Ação Civil Pública; Constituição Federal; Código de Defesa do Consumidor.
Nossas sociedades dispõem de mecanismos para controlar nosso comportamento de acordo com as normas e valores estabelecidos no meio social. Nesse caso, as ferramentas de controle social induzem a conformidade do sujeito com a sua nova realidade, seja de forma positiva, seja de forma negativa. ...
É através da socialização que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade. Em outras palavras, a Socialização é o processo de adquirir conhecimento social, é o processo que transforma o ser humano, de um ser biológico para um ser social.
Assim, chamamos de socialização o processo de aprendizado pelo qual os indivíduos passam ao longo da vida para aprender a viver em sociedade. Nesse processo a coletividade é fundamental. ... a) A coletividade pouco contribui para a formação do indivíduo pois as principais características de cada um são inatas.
A família é considerada como instituição muito importante no processo de aprendizagem. É pela socialização primária que são interiorizadas normas e valores, assim como formas de relacionamento. ... A escola é o ambiente favorável para o aprendizado de uma sociabilidade rica, pois permite a interação com o outro.