Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-. ... As substâncias que possuem valores de pH 0 a 7, são consideradas ácidas, valores em torno de 7 são neutras e valores acima de 7 são denominadas básicas ou alcalinas.
Em química, pH é uma escala numérica adimensional utilizada para especificar a acidez ou basicidade de uma solução aquosa. A rigor, o pH é definido como o cologaritmo da atividade de íons hidrônio.
O pH do sangue humano está inteiramente relacionado à saúde. Uma pequena variação do pH reduz o sistema imunológico, dando oportunidade para que seres vivos prejudiciais à saúde, como vírus, bactérias, fungos que vivem em meios ácidos, com pH abaixo de 7,0, proliferem e encontrem ambiente propício para viver./span>
Uma propriedade importante do sangue é o seu grau de acidez ou de alcalinidade. A acidez ou alcalinidade de qualquer solução, inclusive do sangue, é indicada pela escala de pH. A escala de pH varia entre 0 (fortemente ácido) e 14 (fortemente básico ou alcalino).
Embora o pH do sangue varie de 7.
Alimentação é capaz de corrigir o pH do sangue Já alimentos ricos em potássio, magnésio e cálcio, como damasco, abacate, tâmara, uva, laranja, limão, milho, salsão, passas e aveia contribuem para tornar o pH mais alcalino – portanto, devem ser evitados ou consumidos com moderação em casos de alcalose.
Para manter-se saudável, o organismo precisa preservar a alcalinidade do sangue. O pH de uma pessoa saudável encontra-se na faixa de 7.
Os valores de 6 a 7 representam uma água neutra, não causam efeitos nocivos para a saúde, mas também não proporcionam benefícios. O pH ideal para a nossa saúde é acima de 7. O pH de 7 a 10 significa que a água é alcalina, ou seja, a água ideal para a nossa saúde.
Lista dos principais alimentos alcalinos
5 dicas para proteger seu estômago da acidez
Alimentos gordurosos ou fritos, alimentos muito temperados, cebola e alho, tomate e produtos à base de tomate, frutas cítricas e chocolate podem causar problemas de acidez ou piorá-los.
Como resolver o problema? - Coma refeições menores e mais frequentes (desde que 2 horas a parte) para que seu estômago não continue sendo sobrecarregado e consiga vencer a crise; - Verifique seus níveis de Zinco e vitamina B6, tendo em vista que são necessários para a produção de acido clorídrico; - Tome água com limão .../span>
Azia ou refluxo ácido especialmente após uma refeição.
A Phmetria esofágica é um exame que permite ao médico avaliar o refluxo (retorno) de material ácido contido no estômago para o interior do esôfago, monitorizando o paciente por um período aproximado de 24 horas através de uma sonda fina colocada em uma das narinas sendo esta conectada a um computador (gravador) ...
Os remédios caseiros para azia como chá de gengibre, suco de melão ou infusão de alteia, podem ajudar a aliviar os sintomas como sensação de queimação no estômago, gosto ruim na boca, enjoo ou arrotos constantes, por possuírem substâncias com propriedades anti-inflamatórias e antiácidas, que ajudam a diminuir a .../span>