A pintura representa a deusa Vênus emergindo do mar, já mulher aparentemente adulta, conforme descrito na mitologia romana. É provável que a obra tenha sido feita em 1485, sob encomenda para Lorenzo di Pierfrancesco de Médici, que a teria pedido para enfeitar sua residência, a Villa Medicea di Castello.
A riqueza de detalhes, o uso das cores claras, a harmonia das formas, a delicadeza dos movimentos, a serenidade nos olhares e a alusão ao mito de Vênus são as principais características na obra de Botticelli.
Da mistura do sêmen de Uranus com a espuma do mar, nasceu a deusa Vênus. No quadro, Vênus emerge das águas sobre uma concha, sendo empurrada para a margem por Zéfiro, o Vento Oeste, símbolos das paixões espirituais, e recebendo, de uma Hora (as Horas eram as deusas das estações), uma manto bordado de flores.
A imagem transmite uma sensação de agitação e profundidade. Quais as cores predominantes? Azul, branco e laranja em tons claros .
Renascimento
Galleria degli Uffizi
Sandro Botticelli
Mitologia. Vênus, a deusa do amor e da beleza, é equivalente a Afrodite na mitologia grega. Existem duas teorias sobre a origem da deusa. A primeira diz que ela foi gerada pelas espumas do mar dentro de uma espécie de concha, outra afirma que a deusa é filha de Júpiter e Dione.
Sandro Botticelli
Esta obra foi criada no ano de 1482. Os pintores renascentistas inspiravam-se em fábulas mitológicas para realizarem as obras destinadas a adornar edifícios. ... Esta pintura representa a deusa Vénus no centro da composição. Esta deusa simbolizava a beleza, a forma visível do bem e o amor como cultura.
No quadro poderão estar representadas algumas figuras importantes da época: a Graça da direita é Catarina Sforza, a Graça do meio poderá ser Semiramide Appiani, esposa de Lourenço o Popolano que está representado como Mercúrio, (alguns autores referem que é Juliano de Médicis quem aparece representado como Mercúrio) ...
- A principal técnica de pintura utilizada por Botticelli foi a têmpera sobre madeira. - Outras características importantes de suas obras são: presença da beleza neoplatônica e a mistura do paganismo clássico com o cristianismo. Para Botticelli, a arte é uma expressão simbólica, religiosa e espiritual.
As quatro principais inovações na pintura foram:
Sfumato. A ideia de sfumato foi misturar uma tonalidade dentro de outra para criar percepções de profundidade, forma e volume. O exemplo mais famoso dessa técnica é a Mona Lisa.
Tinta à óleo. Uso de luz e sombra. Configuração em pirâmide. Uso da Perspectiva.
As principais formas de composições das obras desse período apresentavam processos geométricos de composição, grandiosos tamanhos, utilização de cores agora claras, abusando da projeção dos espaços sob o ponto de vista das percepções matemáticas.
Os principais temas retratados pelos artistas renascentistas diziam respeito a aspectos artísticos e sociais. As principais características das obras renascentistas são o naturalismo, a presença de inovações, muito contraste entre luz e sombra e abordar temas políticos, sociais, econômicos e artísticos.
A arte renascentista possuía características como: natureza e homem como centro das preocupações, utilização do chiaroscuro, perspectiva e proporcionalidade no intuito de produzir obras com rigor científico, representação das emoções do ser humano, racionalidade e idealização da harmonia e da beleza (arte greco-romana) ...
Inovações técnicas e científicas; Expansão da produção artística; O resgate do papel da mulher na renascença. A pintura renascentista nesse contexto é para o professor de História uma espécie de matéria-prima, ou seja, um registro histórico.
Duas grandes novidades marcam a pintura renascentista: a utilização da perspectiva, através da qual os artistas conseguem reproduzir em suas obras, espaços reais sobre uma superfície plana, dando a noção de profundidade e de volume, ajudados pelo jogo de cores que permitem destacar na obra os elementos mais importantes ...
Resposta. Resposta: a perspectiva frontal ou linear, a Secção áurea, a perspectiva atmosférica, o desenvolvimento do claro-escuro, a composição triangular e o escorço.
As características do Renascimento marcaram o movimento renascentista na Itália, no início do século XV. As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.
Resposta. As principais características da pintura renascentista são o naturalismo, a presença de inovações, muito contraste entre luz e sombra e abordar temas políticos, sociais, econômicos e artísticos. O renascimento foi um período que se iniciou no século XIV, na Itália e depois se espalhou pela Europa.
A técnica de luz e sombra, que permitiu o uso das cores,dos tons e meios-tons para representar cenas,emoções e movimentos.
Comprovação de que a terra é esférica, criação de instrumentos da astronomia e de navegação marítima e o mapeamento da anatomia humana foram algumas das descobertas cientificas do Renascimento.
Os principais artistas renascentistas italianos foram Leonardo da Vinci (1452-1519), Michelangelo Buonarroti (1475-1564) e Rafael Sanzio (1483-1520). Leonardo da Vinci não foi somente representante das artes plásticas (pintor e escultor), mas também estudou música, arquitetura, engenharia, foi inventor e filósofo.
A pintura renascentista inovou com a descoberta da perspectiva, que permite abordar o espaço e a luz de maneira realista. Além disso, a nova técnica da pintura a óleo possibilitou novas associações e graduações da cor.
Os renascentistas desenvolveram técnicas e temas para aproximar suas pinturas do mundo real, tais como a tinta a óleo, a pintura sobre tela, os estudos de luz e sombra, a proporção geométrica, a perspectiva, a profundidade, entre outras.
A perspectiva, matematicamente fundamentada, desenvolve-se na Itália dos séculos XV e XVI, a partir das investigações de Filippo Brunelleschi (1377-1446), arquiteto e escultor florentino - pioneiro no uso da técnica - e descrita pelo mais importante teórico da Renascença, o pintor, escultor e arquiteto Leon Battista ...