Já é primavera no hemisfério sul. A sua chegada se deve a um fenômeno astronômico chamado Equinócio — quando a luz solar incide da mesma forma sobre os dois hemisférios, fazendo com que os dias e as noites tenham a mesma duração (12 horas cada).
O solstício acontece durante o verão e o inverno, já o equinócio acontece no início da primavera e do outono. O Sol está no seu ponto mais distante do equador. O Sol está no ponto mais próximo do equador. A Terra recebe uma quantidade maior de luz sobre um dos hemisfério.
O fenômeno ocorre quando os raios solares incidem diretamente sobre a Linha do Equador, fazendo com que os dois hemisférios do planeta recebam a mesma quantidade de luz e de escuridão. No total, são dois por ano, sendo eles o Equinócio de Primavera e o Equinócio de Outono. Já nos Solstícios, ocorre o contrário.
Os equinócios definem as mudanças de estações do ano: no dia 21 de março, tem início a primavera no Hemisfério Norte e o outono no Hemisfério Sul; no dia 23 de setembro, ocorre o contrário – outono no Hemisfério Norte e primavera no Hemisfério Sul.
equinocio é o momento em que o sol, em seu movimento anual aparente corta o equador celeste, fazendo com que o dia e noite tenham a mesma duração. 21 de março temos primavera no hemisfério norte e outono no hemisferio sul. 23 de setembro temos outono no hemisfério norte e primavera ho hemisfério sul.
Solstícios são fenômenos que ocorrem em razão do movimento de translação do planeta. ... O solstício ocorre em uma época do ano em que um hemisfério recebe mais luz solar do que o outro, devido ao ângulo de inclinação que a Terra possui em relação ao seu eixo.
No hemisfério norte o solstício de verão ocorre por volta do dia 21 de junho e o solstício de inverno por volta do dia 21 de dezembro. Estas datas marcam o início das respectivas estações do ano neste hemisfério.
Entenda o que é o solstício de inverno, deste 20 de junho
Esta terça-feira, 22 de dezembro, marca o início do verão no Hemisfério Sul e do inverno no Hemisfério Norte. O dia do início da estação é chamado de solstício de verão. Hoje é o dia mais longo do ano.
Nesta sexta-feira o hemisfério sul viverá o dia mais longo do ano e, portanto, a noite mais curta. O solstício marca o início do verão, uma data longamente venerada pelas culturas antigas.
Em 21 de junho, o Hemisfério Sul tem seu solstício de inverno, com a mais longa noite do ano e o Hemisfério Norte, o solstício de verão.
Durante o Verão, os dias amanhecem mais cedo e as noites chegam mais tarde. Ao longo dos três meses desta estação, o sol se volta, lentamente para a direção norte e os raios solares diminuem sua inclinação. No início do Outono, os dias e as noites têm a mesma duração: 12 horas.
Dias mais curtos ou mais longos: explicação No verão, a órbita da Terra está mais longe do Sol, mas seu ângulo de inclinação aponta o hemisfério para o Sol, tornando os dias mais longos. O ângulo do Sol também é maior durante os meses de verão do que nos meses de inverno.