Orientação espacial é a capacidade que o indivíduo tem de situar-se e orientar-se, em relação aos objetos, às pessoas e o seu próprio corpo em um determinado espaço. É saber localizar o que está à direita ou à esquerda; à frente ou atrás; acima ou abaixo de si, ou ainda, um objeto em relação a outro.
Levar um papel pardo e traçar o contorno do corpo de um dos alunos, nomear as partes do corpo. Fixar o cartaz na sala de aula. Fazer uma atividade ligando os nomes as partes correspondentes do corpo, em seguida realizar outra atividade nomeando as partes do corpo com interferência do professor.
A psicomotricidade entende o movimento como algo significativo e intencional, uma manifestação humana de expressão própria. Nesse sentido, a psicomotricidade infantil pode ser entendida como um suporte para a criança tomar consciência de si própria, de seu corpo e do espaço que ocupa no mundo.
São conhecimentos básicos relacionados a psicomotricidade: o movimento, o intelecto e o afeto. O movimento, segundo dicionário Cegalla (2005), “movimento é o deslocamento de um corpo, ou parte dele, no espaço; série de atividades organizadas com um fim comum; atividade, ação”.
Dentre vários estudos, a psicomotricidade é conceituada como uma ação de finalidade pedagógica e psicológica a utilizar os parâmetros da educação física com a intenção de melhorar o comportamento da criança com seu corpo.
DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: COGNITIVO, AFETIVO E MOTOR. ... Além de ser a base vital para o processo de aprendizagem para as crianças, a psicomotricidade prevê uma formação de motricidade, afetividade e psicológico, dando oportunidades a jogos e brincadeiras a ter um papel de conscientização sobre seu próprio corpo.
Ainda de acordo com MOLINARI e SENS (2002) a Educação Física escolar tem como base as necessidades dos educandos, pois possui como meta por meio da psicomotricidade estimular a prática do movimento em todas as etapas da vida, levando em consideração o desenvolvimento global que se dá por via do movimento, da ...
De maneira lúdica através de jogos e brincadeiras a criança atua no sentido de facilitar-lhe a construção da sua identidade e a conquista de sua autonomia intelectual e afetiva. Dando ênfase na importância do trabalho psicomotor feito com a criança procurando estabelecer relação entre o espaço e o meio.