O carnaval nasceu no Egito, passou pela Grécia e por Roma, foi adaptado pela Igreja Católica e desembarcou aqui no séc. XVII, trazido pelos portugueses. Com Hitória do Brasil, Lamartine Babo (1904-1963) fez mais do que a grande parada carnavalesca de 1934: deu uma definição clássica da festa e do país.
Foi, portanto, graças a Portugal que o entrudo desembarcou na cidade do Rio de Janeiro, em 1641. O termo, derivado do latim "introitus" significava "entrada", "começo", nome com o qual a Igreja denominava o começo das solenidades da Quaresma.
Entrudo é uma antiga celebração que acontecia nos três primeiros dias antes da Quaresma, e que foi substituída pelo atual Carnaval. O Entrudo chegou ao Brasil juntamente com os portugueses, em 1641, na cidade do Rio de Janeiro. Desde o início, participavam da comemoração todas as famílias e também os escravos.
No âmbito público, o entrudo era usado como uma ferramenta de zombaria, pois as pessoas voltavam-se contra quem cruzava as ruas das vilas ou cidades. Como era uma prática muito popular, sobretudo nos séculos XVIII e XIX, essa brincadeira era vista como uma oportunidade de renda extra para algumas famílias.
O costume de se brincar no período do carnaval foi introduzido no Brasil pelos portugueses, provavelmente no século XVI, com o nome de 'Entrudo. Já na Idade Média, costumava-se comemorar o período carnavalesco em Portugal com toda uma série de brincadeiras que variavam de aldeia para aldeia.
Carnaval do Brasil é a maior festa popular do país. A festa acontece durante os quatro dias que precedem a quarta–feira de cinzas (início da Quaresma). É comumente referida pelos brasileiros como o "Maior Espetáculo na Terra".
A Igreja Católica incorporou o Carnaval em seu calendário, para designar a véspera da Quarta-Feira de Cinzas, dia em que se inicia a exigência da abstenção de carne, ou jejum quaresmal. Assim, a festa marca os três dias que antecedem a abstinência de carne requerida pela quaresma.
Bem, o Carnaval marca o período logo antes do início da Quaresma – os quarenta dias de purificação que vão da Quarta-feira de Cinzas ao Domingo de Ramos. ... Ele depende da Quaresma, que depende do Dia de Ramos, que depende da Páscoa, que depende do Sol e da Lua, que nunca se entendem em termos de calendário.
Significado da Quaresma A Quaresma significa um tempo de preparação e mudança. Suas origens remontam ao Novo Testamento, onde está relatado que Jesus ficou quarenta dias no deserto jejuando e orando, antes de iniciar sua vida pública.
A Quaresma é um período de preparação que antecede a Páscoa na tradição cristã. Tradicionalmente, esse período se estende por 40 dias, iniciando-se na Quarta-Feira de Cinzas e se encerrando no Domingo de Ramos, ou seja, uma semana antes do Domingo de Páscoa.
Este período que vai do fim do Carnaval até a Semana Santa, conhecido como Quaresma pelos católicos, representa para os fiéis o preparo espiritual para a Páscoa. ... Segundo ele, o período é uma espécie de preparação para a Páscoa, quando Jesus Cristo ressuscitou depois de ter sido morto e crucificado.
A quaresma na umbanda é um tempo de retiro espiritual. Seus 40 dias refletem a penitência de Jesus no deserto e significa um período de retiro espiritual. ... Ilumine seus orixás e entidades de umbanda, chame pelos espíritos de luz, os espíritos consoladores, acenda velas aos domingos pedindo proteção.
Segundo a igreja, eles ficam assim como sinal do mistério de "solidariedade" e união profunda ao mistério da paixão de Jesus.
Na Quaresma é recomendado o jejum (apenas uma refeição forte uma vez ao dia - dos 18 anos até os 59 anos) até às 18h, e a abstinência (não comer carne, a partir dos 14 anos).
O Carnaval é um momento de muita energia liberada pela linha de esquerda e; aqueles que não tem controle sobre a própria mediunidade podem sentir-se desconfortáveis. A linha de esquerda da Umbanda é aquela que tem espíritos como Pombagiras e Exús.
Relação do Carnaval com o cristianismo O Carnaval surgiu na Idade Média como um período de celebrações antes da Quaresma. Apesar de ser uma festa bastante secularizada, o Carnaval, na forma como o conhecemos, surgiu como uma celebração cristã.
CARNAVAL EM ÁFRICA O Carnaval passou a ser comemorado com muito calor, humano e natural, e a quantidade de roupa que os foliões usavam era menor. Os ritmos tribais foram integrados e cada cultura passou a ter o seu "Carnaval".
O Carnaval é uma tradicional festa popular realizada em diferentes locais do mundo, sendo a mais celebrada no Brasil.
De nítida influência africana, o samba nasceu nas casas de baianas que emigraram para o Rio de Janeiro no princípio do século. O primeiro samba gravado foi Pelo telefone, de autoria de Donga e Mauro de Almeida, em 1917. Inicialmente vinculado ao carnaval, com o passar do tempo o samba ganhou espaço próprio.