EQST

O Que Multimorbidade?

O que é Multimorbidade?

A literatura3-6 considera multimorbidade a ocorrência de duas ou mais morbidades, doenças crônicas físicas ou mentais, de forma simultânea em um indivíduo.

O que é cascata de prescrição?

O termo “cascata da prescrição” (prescribing cascade) tem sido usado para descrever a situação em que o efeito adverso de um fármaco é interpretado in- corretamente como nova condição médica que exige nova prescrição, sendo o paciente exposto ao risco de desenvolver efeitos prejudiciais adicionais relacio- nados a ...

Quais são os objetivos do uso de medicamentos em idosos?

O uso desses medicamentos em idosos aumenta o número de reações adversas e se relaciona à piora do estado físico e mental do usuário e maior utilização de serviços de saúde. Estudo realizado em hospitais americanos, em 1992, concluiu ainda que o idoso é acometido por muitas reações adversas que poderiam ser evitadas.

Quais são os medicamentos mais utilizados pelos idosos?

A coleta dos dados foi realizada através da análise de 43 prontuários no mês de setembro de 2007, verificando que os grupos mais utilizados pelos idosos são os hipotensores arteriais (12,2%), antidepressivos (11,1%) e neurolépticos (8,7%).

Quais devem ser as principais preocupações quanto ao uso de medicamentos nos extremos de idade?

A terapia medicamentosa aplicada a pacientes idosos requer cuidados especiais, pois a ação dos fármacos é bastante afetada pela idade. Isso se deve, principalmente, ao fato do metabolismo dos fármacos e da função renal serem menos eficientes nos extremos da vida.

São alguns efeitos colaterais de drogas em idosos?

Seja pelo grande uso de medicamentos ou pela maior sensibilidade às doses, os idosos são mais susceptíveis a desenvolverem efeitos colaterais de medicamentos como a xerostomia, a hipotensão postural, a retenção urinária, as confusões mentais e as alterações de marcha.

O que pode causar confusão mental em idosos?

Várias são as causas que podem levar o idoso a apresentar confusão mental, como desidratação, Acidente Vascular cerebral (AVC) , hipoglicemia e demência. A desidratação grave é uma causa importante de confusão mental aguda em idosos, também chamada de Delirium.

Quais os cuidados com medicação?

Todo medicamento deve ser guardado em locais seguros, arejados, secos e protegidos da luz; nunca em cima da geladeira, no banheiro, embaixo de pias ou próximo de materiais de limpeza; sempre longe do alcance de crianças e de animais domésticos. Crianças e idosos devem ter cuidados especiais com a sua medicação.

O que é síndrome da imobilidade no leito?

A síndrome da imobilidade é um conjunto de alterações que ocorrem no indivíduo acamado por um período prolongado. Independente da condição inicial que motivou ao decúbito prolongado, esta síndrome evolui para problemas circulatórios, dermatológicos, respiratórios e muitas vezes psicológicos.

Como pode ser classificada a imobilidade?

Na Síndrome da imobilidade o idoso deverá apresentar dois critérios maiores que são: múltiplas contraturas em grandes articulações e déficit cognitivo moderado a grave; e dois critérios menores, dentre os quais têm-se: afasia, dupla incontinência (fecal e urinária), disfagia e úlceras de pressão (MORAES et al., 2010).

Quais são consideradas ações de prevenção da síndrome de imobilidade?

Na maioria dos casos são realizados alongamentos, exercícios musculares e respiratórios, mudanças periódicas de decúbito, que reduzem a dor e contraturas gerada nos músculos atingidos.

O que é o imobilismo?

Significado de Imobilismo substantivo masculino Oposição sistemática a todo progresso, a toda inovação.

O que é síndrome da fragilidade do idoso?

A Síndrome da Fragilidade é uma condição genética e de origem neuroendócrina, que gera maior vulnerabilidade às doenças ou estresses agudos nos idosos, e é caracterizada por massa e força muscular reduzida e baixa energia para as atividades do dia a dia.

Quais os cuidados com a pele do paciente acamado?

Secar bem a pele depois do banho e hidratá-la com cremes sem álcool uma vez ao dia, sem massagear as áreas já comprometidas; Manter o paciente em posição confortável com apoio para as costas e pernas; Estimular a movimentação, respeitando sempre as possibilidades físicas e motoras do paciente.