Os açúcares são moléculas que desempenham duas funções principais: a energética e a estrutural. A função energética consiste em servir de combustível no processo de respiração celular, que gera energia para os organismos, além de armazenar energia para ser utilizada quando necessário.
Os seres humanos armazenam glicídios na forma de polissacarídeos glicogênio nos músculos e no figado.
Os glicídios geram energia e participam da formação de partes dos corpos dos seres humanos. Os glicídios são biomoléculas orgânicas formadas hidrogênio, oxigênio e carbono. Nos seres vivos, possuem duas importantes funções: gerar energia e atuar na formação de partes dos corpos dos seres vivos.
Podemos notar que os glicídios são nada mais, nada menos que os açúcares, carboidratos ou hidratos de carbono que atuam como principais fontes de energia dos seres vivos. Os glicídios são encontrados em váriostipos de alimentos, como o mel, a cana, o leite, as frutas, entre outros...
O amido é a principal fonte de armazenamento de energia nas plantas e, por isso, está presente em raízes, frutos, tubérculos e sementes. Entre as principais fontes de amido na alimentação estão batatas, ervilhas, feijões, arroz, milho e farinha.
O amido é um polissacarídeo utilizado pelos vegetais como reserva energética. Podemos encontrá-lo em raízes, tubérculos e sementes.