ROE é a sigla para o termo em inglês Return on Equity, que significa Retorno sobre o Patrimônio. Este é um indicador que mede a capacidade de agregar valor de uma empresa à partir de seus próprios recursos e do dinheiro de investidores.
Não existe um número ideal para o ROE, mas é consenso entre os investidores que a partir de 20% se tem uma rentabilidade saudável frente ao patrimônio líquido.
Analisando os indicadores de retorno
Como calcular o ROA? Para calcular o ROA é necessário saber qual foi o lucro líquido da empresa e o valor de seus ativos. Essas informações estão disponíveis no balanço financeiro de empresas de capital aberto.
Uma das principais diferenças entre ROA e ROE está na dívida. O patrimônio líquido e os ativos totais da empresa serão os mesmos se a organização não tiver dívidas. Do contrário, ou seja, caso a empresa faça um empréstimo, o ROE se tornará maior que o ROA.
Já o total médio de ativos é basicamente uma média de todos os ativos. Para calculá-lo é ainda mais simples: basta somar o valor de todos os ativos do ano e dividi-los por 12. Quanto maior for essa métrica, melhor.
Benefícios do ROA Avaliar o aumento ou queda dos lucros; ... Medir o lucro em comparação aos concorrentes; Utilizar o ROA para gerenciar e alocar o capital de giro de forma assertiva; Comparar os objetivos do negócio em relação ao desempenho dos ativos.
Para calcular o Giro do Ativo Total, é utilizada a seguinte fórmula: Giro de Ativos = Venda / Ativo Médio.
O Grau de Alavancagem Financeira, ou simplesmente GAF, evidencia quais os efeitos das variações ocorridas no Lucro Antes dos Juros e do Imposto de Renda que refletem no Lucro Líquido. As relações são as seguintes: Quanto maior for o GAF da organização, maior será o endividamento e o risco financeiro.
Ao comprar ações, é possível utilizar um limite por ativo para alavancar em até 40 vezes o valor de sua garantia elegível depositada na corretora, tanto na compra quanto na venda, para operações de day trade. Cada ativo possui um multiplicador, que é calculado em função da sua volatilidade e liquidez.
De forma objetiva, alavancagem significa realizar uma operação em Bolsa como se tivesse mais dinheiro do que realmente se tem. ... Para utilizar essa ferramenta, o trader precisa depositar em sua conta uma margem de garantia, que pode ser em dinheiro ou em ativos, como, por exemplo, títulos do Tesouro Direto.