A intervenção psicopedagógica é um procedimento realizado pelo psicopedagogo com o intuito de melhorar o processo de aprendizagem e promover a autonomia e autoestima dos educandos.
Ele trabalha em consultório, no diagnóstico, no tratamento do problema já instalado e na prevenção de problemas de aprendizagem. O principal objetivo do Psicopedagogo Clínico é identificar a melhor forma de aprender e o que pode estar causando o bloqueio na aprendizagem do paciente.
Diagnosticar uma dificuldade de aprendizagem é a questão mais importante do psicopedagogo, pois requer muita atenção, responsabilidade e sensibilidade para descobrir o que está interferindo na aprendizagem do aluno.
São desafios da psicopedagogia, exceto: ... d) Abertura de vários cursos que focam a Psicopedagogia, principalmente sem. credenciamento ou burocracia, visando subsidiar os profissionais de. conhecimentos teóricos e práticos para promover melhorias no processo.
Atinge de 5 a 6 por cento da população com dificuldade de aprendizagem e envolve dificuldade na percepção, memória, abstração, leitura, funcionamento motor; combina atividade dos dois hemisférios. - Dispraxia: Dificuldade na planificação motora.
As crianças com dificuldades de aprendizagem que estejam com problemas emocionais apresentam, na opinião de Fonseca (1995), sinais de regressões, oposições, narcisismos e negativismos. Esse fato acaba por produzir baixa auto-estima e fragilidade no autoconceito.