Imperialismo é a dominação econômica e/ou territorial exercida pelos países desenvolvidos o capitalismo financeiro e monopolista sobre as nações da África, da Ásia e da América Latina.
O colonialismo tinha como objetivo a exploração das colônias e o envio de produtos tropicais e dos metais preciosos para suas metrópoles. JÁ o neocolonialismo tinha como objetivo encontrar matéria - prima para suprir a produção industrial e encontrar novos mercados consumidores e não de obra barata.
O que é Imperialismo? a) Política de ocupação territorial e econômica praticada pelas potências capitalistas do Ocidente.
Pode ser caracterizado como a busca por colônias e mercados consumidores em outros conti- nentes, empreendida por países europeus industrializados.
Resposta. Diferentemente do Colonialismo do século XVI, que buscava principalmente metais preciosos na América, o Neocolonialismo do século XIX buscava mercados consumidores e matérias primas na Africa e Ásia, e foi impulsionado pelo Capitalismo Financeiro.
Resumo
Resposta: Os objetivos eram a matéria prima,a mão de obra barata e o mercado consumidor. A justificativa dos europeus eram dizer que estavam ajudando esses países levando civilizações.
Os motivos do neocolonialismo durante o século XIX foram os mais variados. Basicamente, relacionam-se ao desenvolvimento econômico europeu na difusão da Revolução Industrial. A necessidade de mercados é uma constante na economia capitalista, tanto para o consumidor quanto para o fornecedor de produtos.
O neocolonialismo no continente africano foi justificado pelos europeus como missão civilizatória para encobrir seus interesses econômicos nesse território. Além disso, o neocolonialismo era baseado em inúmeras teorias raciais do período, destacando-se entre elas o darwinismo social.
No Neocolonialismo foi a missão civilizadora, e o intuito do homem branco foi espalhar o progresso.
É nesse contexto que nasce o neocolonialismo, como resultado da disputa entre as potências europeias para explorar territórios do continente africano e asiático, principalmente em busca de matérias-primas e novos mercados para os bens produzidos pela indústria.
Uma das formas adotadas pelo imperialismo nessa expansão foi a partilha da áfrica e da Ásia, a criação de áreas de influencia em diversas regiões do planeta e a formação de novos impérios coloniais. A essa forma especifica de dominação imperialista se deu o nome de neocolonialismo”.