A seguir, elencamos dez benefícios da aplicação do MEG.
Incorpora a cultura da excelência; Uniformiza a linguagem e melhora a comunicação gerencial; Permite um diagnóstico objetivo e a mensuração do grau de maturidade da gestão; Enfatiza a integração e o alinhamento sistêmico.
Qual a melhor contribuição do MEG para as organizações? Permitir que as organizações possam ser vendidas com base na visão sistêmica. Permitir que as organizações possam ser auferidas com base na visão sistêmica.
O Modelo de Excelência Em Gestão (MEG) é um modelo que avalia a gestão de empresas públicas, privadas e de pequeno, médio ou grande porte em relação ao seu grau de maturidade organizacional e excelência. ... A Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) lançou recentemente uma nova versão do Modelo de Excelência em Gestão.
Benefícios da melhoria contínua para as pessoas da empresa
No contexto da metodologia Lean, a melhoria contínua busca melhorar cada processo na sua empresa ao focar no desenvolvimento de atividades que agregam mais valor para o seu consumidor, ao mesmo tempo, removendo o maior número possível de atividades que geram desperdício.
Avalia, propõe melhorias e otimiza os processos a fim de diminuir os custos e gerar produtos com uma qualidade ainda melhor. ... Estuda e analisa o comportamento atual do processo, identificação de novas oportunidades de projeto ou remodelagem dos processos de trabalho.
5 ferramentas de melhoria contínua: hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje
Como aplicá-la na empresa?
Melhoria contínua, caracterizada por pequenas e constantes mudanças incrementais nos processos existentes; Melhoria radical, caracterizada pela ruptura com o processo atual e sua substituição por um novo processo completamente distinto do anterior e “reprojetado” (redesigned process).
A melhoria contínua busca a excelência operacional; a inovação busca a ruptura de um modelo de negócios ou de uma tecnologia. Existem ferramentas de gestão para contribuir em ambas as esferas. ... O processo de inovação usa ferramentas que estimulam por meio de intensidade a criatividade.
Kaikaku (palavra japonesa para "mudança radical") é aplicado sobre as mudanças fundamentais e radicais para um sistema de produção. Por outro lado o Kaizen é focado em pequenas alterações incrementais.
A inovação incremental reflete as melhorias em produtos ou em linhas de produtos. Geralmente, representa avanços nos benefícios percebidos pelo consumidor e não modifica de forma expressiva a forma como o produto é consumido ou o modelo de negócio, mas traz um impacto mensurável nos negócios.
A inovação incremental é uma melhoria feita a partir de um processo, tecnologia, produto ou serviço que já existe. Diferentemente da inovação disruptiva ou radical, que traz algo completamente novo. Estes são os casos de Netflix, Uber e Airbnb.
Inovação incremental é aquela em que o novo produto incorpora alguns novos elementos em relação ao anterior, sem que, no entanto, sejam alteradas as funções básicas do produto.
Como o nome sugere, a melhoria contínua é um esforço ininterrupto pelo incremento na qualidade geral de produtos, processos e serviços. Estes incrementos podem vir por meio da redução do desperdício e do aumento da eficiência. ... Ela não tem uma data de início ou fim, devendo ser adotada como processo de trabalho.
Definição. Como vimos acima, Kaizen significa melhoria, ou dentro da realidade de negócios, melhoria contínua. Um termo sobre o qual você pode ter ouvido falar muito. O Kaizen é uma das ferramentas de Lean Manufacturing que visa melhorar todas as partes de uma empresa através da padronização dos processos de produção.
A melhoria contínua é essencial para sustentar e aumentar o sucesso de uma empresa. Em especial por meio da redução de desperdícios, sejam eles em termos financeiros, tempo, ou até mesmo processos extensos e desnecessários.